Questões de Concurso
Filtrar
370 Questões de concurso encontradas
Página 39 de 74
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
Questão Anulada
“Abordagem pedagógica que se fundamenta na sociologia e na filosofia. O autor afirma que o objetivo da Educação Física escolar é garantir ao aluno o acesso à cultura corporal de movimentos mediante a vivência do esporte, do jogo, da dança e da ginástica. Também apresenta o princípio da não- -exclusão e o princípio da diversidade; e, posteriormente, apresenta o princípio da alteridade.” Trata-se da abordagem:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
“No início do século XX, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Nessa mesma época, a educação brasileira sofria uma forte influência de um movimento que evidenciou a importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano.” Trata-se do movimento:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
"Os instrumentos têm uma importância peculiar nas apresentações da capoeira. Eles ditam o ritmo e estimulam os movimentos dos envolvidos. Dentre os instrumentos empregados na capoeira encontra-se o ________________. Trata-se de instrumento em forma de pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, o qual segura a peça com a mão direita, juntamente com a vaqueta, executando o toque e marcando o ritmo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
“Primeiramente, com a mão direita, o judoca deverá segurar o casaco na altura do ombro do companheiro. Com a outra, deverá segurar a manga do casaco do lado oposto. Em seguida, deverá colocar o pé direito atrás do joelho do companheiro a fim de desequilibrá-lo para trás. Um detalhe importante: o judoca não poderá soltar o seu companheiro.” As informações descrevem o seguinte golpe do judô:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Física
Sobre os aspectos históricos e característicos relacionados à dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( ) Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( ) Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( ) Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em
( ) A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( ) Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( ) Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( ) Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em