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Vários geógrafos debatem sobre a crise que o ensino de geografia vem passando. Baseado nessa temática, analise as afirmativas que tratam do ensino de geografia no século XXI.
I. Privilegiar não tanto o conteúdo e, sim, o raciocínio. II. Enfatizar que mais importante do que memorizar os conceitos é saber como obtê-los. III. Privilegiar uma mera descrição dos fatos e dos lugares. IV. Levar os educandos a conhecer o mundo em que vivem em todas as suas escalas, tendo em vista a cooperação e a convivência harmoniosa. V. Incentivar o mero acúmulo de conhecimentos geográficos.
Sobre as estratégias para se romper com a crise do ensino de geografia no século XXI, está correto o que se afirma em
Cinco são os conceitos básicos da geografia: espaço, paisagem, território, região e lugar. O espaço geográfico é um desses conceitos-chave, mas sua definição é móvel, isto é, vem sofrendo mudanças através dos tempos, desde a Grécia antiga, passando pela geografia moderna em suas diversas correntes de pensamento. Sobre o conceito de espaço geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Agentes geomorfológicos são aqueles agentes formadores e modeladores do relevo de nosso Planeta. Podem ser divididos em agentes endógenos (internos) e exógenos (externos). Os agentes endógenos ou internos são considerados formadores por relacionar as atividades internas da terra; e agentes exógenos ou externos são os modeladores do relevo. São exemplos de agentes internos, EXCETO:
O planeta Terra não é estático; ele possui inúmeros movimentos, assim como ocorre com outros corpos celestes. Nosso planeta realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. Um desses movimentos é o movimento giratório realizado pela projeção de eixo de rotação terrestre no sentido horário, com uma duração cíclica aproximada de 25.770 anos. Tal movimento denomina-se:
A formação do solo inicia-se a partir do momento em que o material de origem (rocha) é exposto na superfície terrestre, quando, então, passa a sofrer ação de agentes do clima, principalmente precipitação e temperatura, acionando processos de intemperismo. Nesse caso, “intemperismo” é assim definido: