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Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
Analise as seguintes assertivas considerando o processo histórico das manifestações religiosas no Brasil, buscando o entendimento de como o Estado brasileiro estruturou a esfera das liberdades sobre as práticas religiosas:

I. A historiografia mostra que as religiões “populares”, ligadas ao imaginário afrodescendente, foram perseguidas durante o século XX.
II. Historicamente, podemos afirmar que o código penal brasileiro de 1890 impôs penas severas para aqueles que praticassem ou incentivassem a prática de outras religiões. Essas penas incluíam a prisão, a multa e até mesmo a deportação. Além disso, o código penal também proibia a publicação de qualquer material que fizesse apologia às outras religiões.
III. É possível afirmar que a liberdade religiosa no Brasil e sua relação com o Estado tiveram várias fases, a tal ponto que o ecumenismo já é uma máxima, e a discriminação, coisa do passado, graças à regulação do Estado sobre os princípios éticos e cristãos.

Quais estão corretas?
Observe a imagem a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes (org). Terra: feições ilustradas.3 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS,2008.

Sobre a imagem acima, assinale a alternativa correta.
O mundo bipolar (o das duas superpotências e da Guerra Fria) entrou em colapso na década de 80, principalmente entre 1989 e 1991. Com a crise do mundo socialista e o advento de novos polos ou centros econômicos mundiais, ingressou-se em um período que ficou conhecido como “Nova Ordem Mundial”. Sobre “Nova Ordem”, analise as assertivas a seguir:

I. A Nova Ordem Mundial ficou reconhecida, principalmente no âmbito econômico, como uma ordem unipolar, tendo os Estados Unidos como a grande potência de todo o planeta Terra.
II. A ascensão da União Europeia, o crescimento econômico chinês e a consolidação do desenvolvimento econômico e social do Japão marcaram esse novo momento geopolítico mundial. Pode-se, assim, afirmar que a Nova Ordem Mundial, economicamente falando, é uma ordem multipolar.
III. O século XXI começa marcado por características marcantes dessa Nova Ordem: um predomínio no âmbito militar dos Estados Unidos, sendo a grande e isolada potência desse setor e a ascensão da economia de países da Europa e da Ásia. Unindo estes pontos, o econômico e o militar, podese dizer que essa Nova Ordem Mundial chegou ao século XXI como uma ordem Unimultipolar.
IV. É possível afirmar hoje que a Nova Ordem Mundial seguiu sendo bipolar, apresentando, de um lado, a China e, do outro, a Rússia (a grande herdeira do poder geopolítico deixado pela antiga União Soviética).

Quais estão corretas?