Questões de Concurso
Filtrar
350 Questões de concurso encontradas
Página 36 de 70
Questões por página:
Apesar das crescentes discussões e sua enorme utilização, o conceito de lazer permanece restrito aos níveis de entendimento que contém em seu gênero a visão conservadora que não questiona a lógica capitalista e neoliberal de pensar o mundo. Tal visão pode ser identificada na ótica funcionalista. Sobre as abordagens funcionalistas do lazer, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Na abordagem compreendida como Romântica, o entendimento sobre o lazer enfatiza valores do passado, inibindo práticas inovadoras a partir de uma postura conservadora.
II. Na abordagem compreendida como Moralista, objetiva-se, por meio do lazer, afastar as pessoas de práticas ilícitas ou imorais.
III. Na abordagem compreendida como Compensatória, objetiva-se compensar o que o trabalho retira do indivíduo e do grupo principalmente por meio do lazer.
IV. Na abordagem compreendida como Utilitarista, atribui-se ao lazer a função de recuperação da força de trabalho ou de instrumento de desenvolvimento.
V. Na abordagem compreendida como Consumista, atribui-se ao lazer a função de contribuir ao equilíbrio fiscal e comercial em tempos de crise.
O esporte, tal qual o conhecemos na atualidade, é fruto das tensas e intensas transformações ocorridas durante a transição entre a Idade Média e a Modernidade Europeia, sobretudo as mudanças que consolidaram o sistema capitalista como modelo econômico hegemônico. Portanto sobre o esporte nesses contextos históricos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Até o século XVIII, o esporte era uma prática tipicamente aristocrática na Europa.
( ) Houve relação entre o aumento do tempo de lazer, em parte induzido pela Revolução Industrial, e a difusão do esporte entre a população operária e urbana.
( ) O esporte tornou-se acessível às classes trabalhadoras em decorrência de conquistas trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho.