Filtrar


Questões por página:
A inteligência é um processo psicológico amplo, ubíquo, estável, de suma importância para a qualidade de vida das pessoas (LUBINSKI,2004) e pode ser avaliada pelas associações positivas encontradas entre ela e o rendimento escolar. Conforme a teoria da inteligência do fator Geral (FLORES-MENDONZA, 2010) a competência para raciocinar e resolver problemas depende, em termos psicológicos, da capacidade
O Conselho Federal de Psicologia regulamentou a realização de serviços psicológicos por meio da tecnologia da informação e da comunicação. Contudo, para os processos de avaliação psicológica ainda é necessário que se garanta o preconizado na Resolução CFP
Conforme a Resolução CFP n° 11/2018, são autorizadas a prestação de serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos da informação e comunicação, desde que não firam as disposições do Código de Ética Profissional da Psicologia e do Psicólogo e a esta Resolução. Consta também, que é possível a utilização de instrumentos psicológicos devidamente regulamentados pela Resolução pertinente. Contudo é enfatizado nesta Resolução que, os testes psicológicos devem ter o parecer favorável do SATEPSI, com
Vygotsky julgava que havia uma diferença entre aquilo que o indivíduo pode alcançar por si só e aquilo que ele pode fazer com a ajuda de um indivíduo mais experiente. Esta visão atribui um papel importante para a‘instrução’ (educação), já que, o que o indivíduo pode fazer hoje somente com a ajuda de alguém mais experiente, amanhã poderá ser feito sem esta ajuda. A este conceito Vygotsky (BENTHAM,2006) intitulou de
De acordo com Papalia e Feldman (2013) uma teoria científica do desenvolvimento é um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados que possibilita descrever e explicar o desenvolvimento e prever os tipos de comportamentos que poderiam ocorrer em certas condições. Segundo os mesmos autores existem cinco perspectivas que sustentam boa parte das teorias influentes e da pesquisa sobre o desenvolvimento humano. A teoria na perspectiva psicanalista do desenvolvimento psicossocial foi estruturada por