Questões de Concurso
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A professora Márcia, na aula de Trigonometria, confeccionou com seus alunos um teodolito. Para isso, utilizaram: transferidor, canudo, tampinha de garrafa, compasso e taxinha para fixar. Os alunos começaram a calcular alturas de prédios e montanhas. Júlio, querendo calcular a altura do prédio da prefeitura da sua cidade, fez uso do seu teodolito feito em sala. Sabe-se que Júlio tem 1,65 m e estava a 40 m do prédio sob um ângulo de inclinação de 60º.
Considerando √3 = 1,7, o valor encontrado para a altura do prédio foi de:
Pedrinho é um menino muito esperto. Ele propôsum desafio para sua irmã. O desafio consistia emadivinhar um número mediante algumas operaçõesmatemáticas. Então, ele disse:
• Faça o quadrado do número;
• Multiplique o resultado por 3;
• Adicione ao resultado 5;
• Divida o resultado por 2;
•O resultado é 16.
No desafio de Pedrinho só eram aceitos números positivos. Dessa forma, o resultado encontrado pela irmã de Pedrinho foi: