Filtrar


Questões por página:
Os corticoides são usados para reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo ou diminuir a atividade do sistema imunológico, pois são esteroides sintéticos, semelhantes ao cortisol produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, com ação anti-inflamatória potente e imunossupressora. Sobre o assunto, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O uso de corticoides é recomendado em pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, diabetes, glaucoma, obesidade ou psicose. O uso de corticoides na gravidez não é recomendado, uma vez que pode pôr em risco o bebê ou a mãe.
( ) Existem vários tipos de corticoides (tópicos, orais, injetáveis, inalatórios, spray nasal, colírio oftalmológico), que são utilizados de acordo com o problema a tratar e são normalmente indicados para problemas de saúde como artrite reumatoide, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome do intestino irritável, dermatite, urticária ou até mesmo para o tratamento de reações alérgicas graves ou reações anafiláticas.
( ) Os corticoides orais, como a prednisona ou a prednisolona, podem ser encontrados na forma de comprimidos, xaropes ou soluções orais, indicadas para o tratamento de várias doenças endócrinas, ósseas, musculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas ou câncer.
( ) Os corticoides injetáveis, como a dexametasona ou a hidrocortisona, são indicados para tratar casos de alterações osteomusculares, condições alérgicas e dermatológicas, doenças do colágeno, tratamento paliativo de tumores malignos, reações alérgicas ou anafiláticas a medicamentos, alimentos ou picadas de inseto.
( ) Os corticoides tópicos são cremes, pomadas, géis ou loções dermatológicas, como hidrocortisona, betametasona, mometasona, fludroxicortida ou dexametasona, normalmente indicados pelo médico para o tratamento de reações alérgicas ou doenças na pele, como dermatite seborreica, dermatite atópica, urticária ou eczema.
As reações adversas a medicamentos (RAMs) são qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. Sobre indicadores de casos suspeitos, aponte se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Ensaio clínico usando placebo. ( ) Interrupção do fármaco. ( ) Substituição de um medicamento por outro. ( ) Súbita diminuição da dose. ( ) Prescrição de anti-histamínico ou corticoide.
Medicamento é o “produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico” (Lei n° 5.991, de 17 de dezembro de 1973), sendo uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos. A classe de medicamentos, por sua vez, promove a divisão de todos os fármacos do mercado brasileiro em categorias específicas, conforme sua hierarquia de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Correlacione as classes terapêuticas com o respectivo medicamento e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. Agonista adrenérgico intravenoso II. Anestésico geral III. Antagonista adrenérgico intravenoso IV. Antiarrítmico intravenoso V. Antitrombótico
( ) Varfarina
( ) Propofol ( ) Amiodarona
( ) Propanolol
( ) Epinefrina

Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

I. Desinfetantes

II. Esterilizantes

III. Antissépticos

IV. Germicidas

( ) Substâncias dotadas de nível intermediário de ação, em geral não são esporicidas e têm ação viricida incompleta, como hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos.

( ) Soluções químicas capazes de destruir todas as formas de microrganismos, inclusive esporos, como glutaraldeído a 2%.

( ) Soluções pouco irritantes, utilizadas em pele e mucosa. Alguns têm efeito bactericida, porém a maioria tem ação bacteriostática, como PVPI, clorexidina a 2% e álcool a 70%.

( ) Agentes químicos que inibem ou destroem os microrganismos, podendo ou não destruir esporos. É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) na diluição e manipulação desses agentes e em ambiente arejado.

Este medicamento é hoje em dia muito mais usado como um antiagregante plaquetário, mas pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides. É prescrito a pacientes que já tiveram um evento cardiovascular ou com elevado risco, mas que nunca tiveram um evento trombótico anterior para inibir a agregação plaquetária.