Filtrar


Questões por página:
Leucemia é um grupo heterogêneo de neoplasias hematológicas malignas clonais, caracterizadas por excessiva proliferação, sobrevivência e diferenciação anormal de células hematopoiéticas na medula óssea e/ou nos tecidos linfoides em decorrência de uma mutação de uma única célula-tronco. Apesar de rara, a leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer da criança. As leucemias são classificadas de acordo com o tempo de evolução como agudas e crônicas e de acordo com a linhagem em mieloides e linfoides. Em relação às leucemias, assinale a alternativa correta.
A doença renal crônica (DRC) é uma lesão renal que acontece de forma lenta e silenciosa e muitas vezes acaba resultando na perda de função dos rins. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, as principais causas de DRC dos pacientes dialíticos são hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e glomerulonefrites. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, causa(s) e consequência(s) das disfunções metabólicas nos pacientes renais crônicos.
A análise da urina, em seus aspectos microscópicos, bioquímicos ou microbiológicos, tem grande importância em um laboratório de análises clínicas. Considerando os diversos aspectos da análise de amostras do exame de urina, assinale a alternativa correta.
A anemia é um dos distúrbios hematológicos mais comuns entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Assinale a alternativa correta sobre fisiopatologia, diagnóstico laboratorial e exames complementares sobre anemias hemolíticas e anemias não hemolíticas.
No período de incubação e durante a fase inicial da covid-19, quando apenas sintomas inespecíficos estão presentes, a contagem de leucócitos é normal ou ligeiramente reduzida. Após a viremia, o SARS-CoV-2 começa a afetar principalmente os tecidos que expressam altos níveis da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2), incluindo os pulmões, o coração e o trato gastrointestinal (TGI). Após o início dos primeiros sintomas, há um aumento nas manifestações clínicas da doença. A covid-19 é uma infecção sistêmica com impacto significativo no sistema hematopoiético e na hemostasia. Os distúrbios da coagulação são relativamente frequentes entre os pacientes com covid-19, especialmente entre aqueles com doença grave. Nas alterações do hemograma e dos testes de coagulação nos pacientes com infecção pelo coronavírus, encontramos, respectivamente: