Filtrar


Questões por página:
“Com o passar dos tempos, o homem evoluiu sua forma de pensar e agir culturalmente, criou leis que asseguram a igualdade social entre seus pares, elaborou uma nova sensibilidade social e hoje vive o paradigma da inclusão social e escolar, onde o indivíduo é identificado em sua diversidade e singularidade. A inclusão, conceito socialmente construído e revolucionário, não diz respeito somente ao acesso de pessoas discriminadas às salas de aulas, mas prevê implementação de mecanismos que favoreçam situações de equidade, permitindo-lhes o acesso a todos os segmentos sociais.” (RIBEIRO; BEZERRA; HOLANDA,2015, p.21)
Considerando o trecho lido, assinale a alternativa CORRETA:
Pensar na avaliação da aprendizagem em sala de aula fomenta diversas inquietações e discussões, pois nos direcionam a apontamentos que levam em consideração as três modalidades avaliativas: diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, o professor tem um papel fundamental, como mediador da aprendizagem em sala de aula. Sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa CORRETA:
Leia o trecho a seguir:
A formação dos educadores é uma demanda constante e abrangente. Se a formação ao longo da vida é, em função dos avanços teóricos e práticos, uma exigência em qualquer campo profissional no caso dos educadores de profissão, ela se torna especial por, pelo menos, três razões. A primeira refere-se à enorme complexidade de nossa atividade. A segunda diz respeito à crescente demanda da sociedade em relação às atribuições da escola. Por fim, a terceira está representada pela frágil formação inicial dos educadores, tanto pela qualidade da formação frequentemente disponibilizada, quanto pela falta de interesse do acadêmico na sua formação, reflexo, entre outras coisas, da vivência curricular, logo no início do Ensino Fundamental, marcada pelo Imprinting Escolar Instrucionista (VASCONCELLOS,2011).

Assinale a alternativa CORRETA sobre a Formação Docente com base no trecho lido:
O planejamento deve ter caráter político-social, ou seja, necessita se preocupar com questões com “para que”, “para quem” e “o que planejar”, que são questões que podem ser respondidas mediante um diagnóstico da realidade. Segundo Gandin (1993), a preocupação central do planejamento é definir fins, alcançar visões globalizantes e de eficácia, quer dizer, para elaborar um planejamento no contexto escolar é necessário que sejam levados em consideração os aspectos político, social, econômico, cultural e educacional. Assinale a alternativa CORRETA sobre planejamento escolar:
Diversos fatores são responsáveis pelo andamento do processo de ensino e aprendizagem, incluindo a realidade em que o aluno está inserido, a participação da família na vida escolar, a postura e concepções do professor e de suas ações pedagógicas, etc. O âmbito escolar deve ser visto como um espaço de construção, no qual se tem metodologias e estratégias planejadas para obtenção dos objetivos propostos, ou seja, o planejamento é fundamental para o pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa temática, assinale a alternativa CORRETA: