Questões de Concurso
Filtrar
2.081 Questões de concurso encontradas
Página 289 de 417
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.
Elisée Reclus e Piotr Kropotkin notabilizaram-se ao propor uma geografia libertária e anarquista, que se colocava contra as estruturas de poder, sendo marginalizados em sua época por não enaltecerem o Estado nacional.
Elisée Reclus e Piotr Kropotkin notabilizaram-se ao propor uma geografia libertária e anarquista, que se colocava contra as estruturas de poder, sendo marginalizados em sua época por não enaltecerem o Estado nacional.
Disciplina:
Geografia
No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.
No século XIX, na Prússia, Alexander von Humboldt e Karl Ritter foram os responsáveis pelos primeiros processos de sistematização da geografia, enquanto Friedrich Ratzel tornou-se o principal expoente da institucionalização da ciência na França, criando o que se denominaria possibilismo geográfico.
No século XIX, na Prússia, Alexander von Humboldt e Karl Ritter foram os responsáveis pelos primeiros processos de sistematização da geografia, enquanto Friedrich Ratzel tornou-se o principal expoente da institucionalização da ciência na França, criando o que se denominaria possibilismo geográfico.
Disciplina:
Geografia
mostrar texto associado
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.
Na geografia do Ensino Fundamental, em razão da ainda reduzida maturidade intelectual e emocional do aluno, não deve ser estimulado o uso do conhecimento geográfico para exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
Na geografia do Ensino Fundamental, em razão da ainda reduzida maturidade intelectual e emocional do aluno, não deve ser estimulado o uso do conhecimento geográfico para exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
Disciplina:
Geografia
mostrar texto associado
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.
Para a geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular considera como uma questão de menor importância a apropriação, pelo aluno, dos conceitos geográficos, focando quase exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade que cerca esse aluno.
Para a geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular considera como uma questão de menor importância a apropriação, pelo aluno, dos conceitos geográficos, focando quase exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade que cerca esse aluno.
Disciplina:
Atualidades
mostrar texto associado
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.
As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.
As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.