Filtrar


Questões por página:
O BIOS entra em ação assim que um PC é ligado, passando as primeiras instruções para o processador. Considere a ordem cronológica das etapas que o BIOS realiza:

1. Acessa a memória CMOS, um circuito integrado que grava informações referentes ao hardware. Nela, o BIOS estabelece reconhecimento e comunicação com dispositivos como placas de vídeo e memória RAM.

2. Realiza o Power-on Self Test (POST) para saber se tudo está se inicializando da maneira correta. Quando alguns componentes essenciais estão faltando, beeps ou mensagens na tela, alertam o usuário.

3. Procura alguma fonte para inicializar o sistema operacional. Tal fonte é configurável e pode ser um disco rígido (padrão), CD-ROM, pen-drive, entre outros.

4. Lê o setor zero (denominado Master Boot Record) do HD. Essa área contém um código que alavanca a inicialização do sistema operacional.

5. No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o seu “setor um” - essa área tem um código com a missão de carregar o setor dois.

6. Faz a leitura de um arquivo de configuração de boot, o Boot Loader (no Windows, trata-se do NTLDR).

7. É inicializado o núcleo (kernel) e, nessa fase, é ele quem assume o controle do computador.

8. O kernel carrega os arquivos principais e informações básicas do sistema operacional (incluindo o registro), além de relacionar os componentes de hardware com as respectivas DLLs e drivers.

9. A tela de escolha de usuários é exibida e, após o logon, os programas relacionados para começarem junto com o sistema são carregados.

Considerando estas etapas e as funções do BIOS, é correto afirmar que

Em um computador, a fonte de alimentação é geralmente uma caixa de metal posicionada no canto do gabinete. Ela é visível na parte de trás da maioria dos equipamentos e nela estão o conector do cabo de força e a ventoinha. As fontes de alimentação usam a tecnologia ....I.... para converter tensão alternada (AC) em tensão contínua (DC) de nível mais baixo. Os circuitos digitais utilizam tensões de ...II..., enquanto a tensão de ....III.... é utilizada para fazer funcionar os motores dos drives de disco e das ventoinhas.

As lacunas devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:

A partir da geração das placas-mãe para Pentium surgiram os bancos de memória DIMM - Dual In-line Memory Module. As gerações DIMM são DDR, DDR2 e DDR3. Considerando estas memórias, é INCORRETO afirmar:
Este slot de expansão trabalha com comunicação em série, diferente de outros que se comunicam paralelamente. A comunicação em série aparentemente parece ser mais lenta mas, pelo contrário, é muito superior à paralela porque o sistema trabalha em altas frequências. Em uma comunicação em paralelo, se for utilizada uma frequência muito alta, o desempenho piorará em função do campo magnético que é formado. Na comunicação em série isso não acontece porque o número de vias é bem menor. Este slot tem uma frequência padrão de 2500 MHz contra os 33 MHz do slot em sua versão tradicional.

O texto se refere ao slot
mostrar texto associado
Com relação aos itens da placa-mãe onboard mostrados na figura, considere:

I. Uma porta eSATA permite que o usuário conecte um HD SATA diretamente nesta porta (como se colocasse o HD dentro do gabinete).
II. As saídas do som onboard 5.1 possibilitam a instalação de um sistema de audio home theater.
III. Uma porta firewire, tecnicamente conhecida como IEEE 1334, é uma porta de comunicação de dispositivos de baixa taxa de transferência.

Está correto o que se afirma APENAS em