80 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 16
Questões por página:
A tabela abaixo apresenta as taxas de crescimento do PIB dos estados do Nordeste comparativamente ao do Brasil, nas últimas quatro décadas.
Com base em seus conhecimentos e nos dados fornecidos pela tabela, analise a(s) afirmativa(s) a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
- A economia nordestina apresentou um desempenho econômico favorável entre 1970 e 1980, quando o PIB regional cresceu, em média, a 8,7% ao ano, e superou a taxa de crescimento médio do Brasil para esse mesmo período.
- A partir da década de 1980, as taxas de crescimento diminuíram, em função do contexto difícil da economia brasileira, de que são exemplo a crise da dívida externa, os elevados índices de inflação e a adoção de políticas restritivas ao crescimento.
- Nos períodos de 1980-1990 e de 1990-2000, as chamadas "décadas perdidas", a economia nordestina apresentou uma taxa média total de crescimento levemente inferior à média brasileira.
- A partir de 2000, o desempenho do PIB do Nordeste retomou um índice de crescimento superior à média brasileira, embora ainda inferior aos números obtidos na década de 1970.
A sequência correta é:
Com base no gráfico sobre a variação do PIB e da taxa de inflação dos Estados Unidos na última década, é correto afirmar que:
I. É um bioma exclusivamente brasileiro, constituído principalmente por savanas estépicas, ocupando a totalidade do estado do Ceará, parte de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, entre outros. Entre as espécies de planta encontradas nesse bioma, há a amburana, a aroeira, o umbu e o juazeiro.
II. É um bioma considerado uma das savanas mais ricas do mundo em biodiversidade, reunindo uma grande variedade de paisagens, entre chapadas e vales. Esse bioma se estende pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal e Piauí, sobretudo.
As características descritas correspondem, respectivamente, aos biomas: