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FGV - 2015 - IBGE - Analista em Informações Geográficas e Estatísticas - Design Instrucional
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As organizações de trabalho têm feito investimentos crescentes na área de educação corporativa, contudo, nem sempre esse investimento retorna em termos de transferência para o trabalho daquilo que foi aprendido. O plano de aula pode contribuir para tornar as ações de educação corporativa mais efetivas, para tanto ele deve:
Carla era a coordenadora da área de educação corporativa de uma importante instituição. Ela estava preparando um curso para um conjunto de colegas que estavam ingressando em sua área de trabalho. Carla elaborou um material que dizia que o plano de aula é um guia de orientação para o professor e que ele deveria conter as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Uma vez que os novos funcionários teriam, como uma de suas tarefas, que analisar planos de aula dos professores contratados para ministrar cursos, Carla selecionou quatro características importantes dos planos de aula que deveriam ser consideradas nas análises a serem feitas pelos novos funcionários. Como Carla era uma coordenadora com bastante conhecimento em sua área de atuação, as características que ela selecionou para serem analisadas no plano de aula foram:
Estabelecer a sequência dos objetivos é uma das etapas do planejamento instrucional e vai permitir categorizar os objetivos em cognitivos, afetivos, atitudinais ou psicomotores, bem como estabelecer uma hierarquia entre eles. Essa hierarquia é importante, porque:
Regina foi nomeada como Design Instrucional e, ao assumir seu cargo, uma das primeiras tarefas que lhe deram foi a redação dos objetivos instrucionais de um curso que seria realizado em breve no IBGE. Regina era uma profissional bastante preparada e por isso buscou redigir os objetivos instrucionais especificando:
Os planos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, independentemente da modalidade escolhida pela área de educação corporativa, devem ser regidos por etapas bem definidas e que funcionem de forma sistêmica. As etapas do sistema de desenvolvimento de pessoas são: