limpar filtros
Questões por página:
Mesmo sendo 1932 o ano em que ocorreu o grande alarde em torno da Escola Nova em nosso país, foi somente em 1960 que ela atingiu o auge, refluindo logo depois. Educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, retornando dos Estados Unidos, onde a Escola Nova estava bastante difundida, passaram a preconizar esta tendência, criticando de maneira contundente a tendência tradicional. E “é esse, efetivamente, o tom que vão assumindo os estudos pedagógicos, bem como a estruturação dos cursos de formação de professores nesse período”.
(LIBÂNEO,1997, p.100.)

De acordo com tais informações está em DESACORDO com as ideias da Escola Nova o que se afirma em:
Os documentos internos escolares permitem a compreensão do caminho das ações, da organização do trabalho pedagógico, bem como a importância da participação coletiva e democrática tanto dos profissionais quanto da sociedade. A Proposta Pedagógica Curricular (PPC) é o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A PPC expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada disciplina-componente curricular ou área do conhecimento, elencados na matriz curricular. ( ) Os conteúdos selecionados para a PPC devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino, bem com o Caderno de Expectativas de Aprendizagem e legislações vigentes. ( ) São elementos da PPC do ensino fundamental e médio, a “matriz curricular”, contendo a indicação da etapa e a modalidade de ensino e/ou a área ou fase de estudos a que se destina; e, a “organização do conhecimento” de acordo com a BNCC, com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os documentos orientadores estaduais. ( ) Na PPC, acontece a concretização do ensino através da seleção dos conteúdos considerados como imprescindíveis à formação e emancipação dos estudantes; portanto, é o professor da sala de aula que define e seleciona os conteúdos de ensino considerados como imprescindíveis à sua formação.
A sequência está correta em
Muitos pesquisadores consideram o ensino e a aprendizagem termos indissociáveis na construção do conhecimento. Sabe-se que esses conceitos sofreram várias transformações no decorrer da história de produção de conhecimento pelo homem. Nesse sentido, o processo ensino-aprendizagem tem sido caracterizado de diferentes formas; ora procura dar ênfase à figura do professor como detentor do saber, responsável pela transmissão do conhecimento, ora vem destacar o papel do aluno como sujeito aprendiz, construtor de seu conhecimento. Nas últimas décadas, percebe-se uma crescente contribuição por parte das investigações realizadas na área da psicologia, as quais vêm propondo uma mudança significativa para as práticas escolares, visto que tais reflexões têm provocado um deslocamento no eixo-pedagógico, mudando a valorização de como e quem ensina, para a preocupação de quem aprende e de como se aprende. No entanto, para o professor entender melhor o contexto atual e refletir criticamente sobre suas ações, faz-se necessária uma breve retomada sobre as tendências pedagógicas que influenciaram e vêm influenciando o ensino e a aprendizagem ao longo da história educacional. As tendências pedagógicas foram evoluindo e foram divididas em cinco abordagens, dentre as quais algumas colocaram como seu maior objetivo o refletir, o pensar e o fazer do professor: a “tradicional”; a “comportamentalista”; a “humanista”; a “cognitivista”; e a “sociocultural”.
(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/ arquivos/1534-8.pdf. Adaptado.)
Considerando as informações dadas, infere-se que na abordagem humanista:
Em conformidade com a teoria de Piaget (1997), o construtivismo é o processo de aprendizagem do indivíduo de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade do indivíduo relacionada ao contexto. Sobre os conceitos da teoria de Piaget, assinale a afirmativa correta.
Vários estudiosos vêm se dedicando a pesquisar e a se aprofundar em uma concepção do desenvolvimento intelectual humano que, para muitos, não é, em sentido estrito, uma teoria, mas integra diversas contribuições teóricas baseadas em princípios construtivistas. As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
(Fosnot,1998.)
De acordo com as informações dadas, considere dois importantes teóricos interacionistas: Piaget e Vygotsky; analise as afirmativas a seguir.
I. “Para ____________, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como resultado do simples registro de percepções e informações. Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.” II. “Para ____________, o homem se produz ‘na’ e ‘pela’ linguagem, isto é, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito. A relação entre homem e mundo é uma relação mediada, na qual, entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana.” III. “Para ____________, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultados das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.”
A associação está correta em