Questões da prova:
UFSC - 2023 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Técnico de Laboratório - Biologia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Com base no texto 3, assinale a alternativa que substitui, na mesma ordem e sem alteração de significado, as palavras sublinhadas no trecho abaixo.
“Mesmo que se admita a existência dessa alternância cíclica, é fato razoavelmente comprovado pelos dados já obtidos por cientistas em todo o mundo que as ações humanas têm acelerado o processo de aquecimento.” (linhas 18 a 20)
“Mesmo que se admita a existência dessa alternância cíclica, é fato razoavelmente comprovado pelos dados já obtidos por cientistas em todo o mundo que as ações humanas têm acelerado o processo de aquecimento.” (linhas 18 a 20)
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Com base no texto 3, assinale a alternativa correta sobre o modo de funcionamento da negação da realidade.
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Com base no texto 2 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O pronome pessoal em “Para inspirá-lo” (linha 05) refere-se a “você”. ( ) O pronome pessoal em “consertá-los em vez de descartá-los” (linha 11) refere-se a “resíduos”. ( ) Os pronomes possessivos em “contribuem para o seu bem-estar, sua saúde e para o seu bolso” (linhas 06 e 07) referem-se a uma terceira pessoa e têm o valor de “dele” nas três ocorrências. ( ) A preposição em “Para inspirá-lo” (linha 05) introduz uma oração que expressa finalidade. ( ) A preposição em “contribuem para o seu bem-estar” (linha 06) introduz um objeto indireto.
( ) O pronome pessoal em “Para inspirá-lo” (linha 05) refere-se a “você”. ( ) O pronome pessoal em “consertá-los em vez de descartá-los” (linha 11) refere-se a “resíduos”. ( ) Os pronomes possessivos em “contribuem para o seu bem-estar, sua saúde e para o seu bolso” (linhas 06 e 07) referem-se a uma terceira pessoa e têm o valor de “dele” nas três ocorrências. ( ) A preposição em “Para inspirá-lo” (linha 05) introduz uma oração que expressa finalidade. ( ) A preposição em “contribuem para o seu bem-estar” (linha 06) introduz um objeto indireto.
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Com base no texto 2 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Texto 1 As mudanças climáticas
WWF. As mudanças climáticas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_ impactos2/clima/mudancas_climaticas2. [Adaptado]. Acesso em: 18 jan.2023.
Com base nos textos 1 e 2, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Ambos os textos têm semelhanças temáticas e estruturais: enfocam o aquecimento global, apresentam elementos dialógicos e usam linguagem didática.
II. Os textos 1 e 2 apresentam relações de intertextualidade: o texto 1 explicita a preponderância das causas humanas no aquecimento global, e o texto 2 traz exemplos cotidianos que podem contribuir para o enfrentamento do aquecimento global.
III. Enquanto o texto 1 é baseado em evidências científicas, o texto 2 é orientado pelo uso de argumentos de senso comum e é descompromissado com questões ambientais.
IV. Ambos os textos apresentam argumentos de autoridade, baseados em estatísticas, e argumentos históricos, baseados em acontecimentos e fatos.
V. Enquanto o texto 1 enfoca ações humanas coletivas com impacto nas mudanças climáticas, o texto 2 privilegia ações individuais e rotineiras.
WWF. As mudanças climáticas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_ impactos2/clima/mudancas_climaticas2. [Adaptado]. Acesso em: 18 jan.2023.
Com base nos textos 1 e 2, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Ambos os textos têm semelhanças temáticas e estruturais: enfocam o aquecimento global, apresentam elementos dialógicos e usam linguagem didática.
II. Os textos 1 e 2 apresentam relações de intertextualidade: o texto 1 explicita a preponderância das causas humanas no aquecimento global, e o texto 2 traz exemplos cotidianos que podem contribuir para o enfrentamento do aquecimento global.
III. Enquanto o texto 1 é baseado em evidências científicas, o texto 2 é orientado pelo uso de argumentos de senso comum e é descompromissado com questões ambientais.
IV. Ambos os textos apresentam argumentos de autoridade, baseados em estatísticas, e argumentos históricos, baseados em acontecimentos e fatos.
V. Enquanto o texto 1 enfoca ações humanas coletivas com impacto nas mudanças climáticas, o texto 2 privilegia ações individuais e rotineiras.