Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em sistemas WCDMA, a capacidade do sistema no tráfego de voz, tanto no modo comutado a circuito quanto no modo comutado a pacotes, para sistemas VoIP, pode ser incrementada com o emprego de técnicas denominadas AMR (adaptive mutirate - speech codec), mesmo isso acarretando um aumento do overhead na camada física.
mostrar texto associado

Em sistemas WCDMA, a dispersão da energia do sinal transmitido devido ao atraso dos múltiplos componentes espalhados no ambiente entre transceptores é mitigada, em parte, pelo uso do receptor Rake. A figura a seguir ilustra o diagrama de blocos de um receptor que implementa corretamente os princípios básicos do receptor Rake com 3 fingers. Tecnologias ASIC (application specific integrated circuits) e DSP (digital signal processor) são empregadas na implementação física de receptores Rake atuais.

mostrar texto associado
Sistemas WCDMA comerciais, que implementam a etapa evolutiva definida pelo 3GPP e denominada HSPA (highspeed packet access), empregam tecnologia MIMO (multiple-input multiple-output) com detecção multiusuário e antenas inteligentes, garantindo, assim, incremento de diversidade espacial multiusuário, ganho de multiplexação e diversidade de modulação, e promovendo o compartilhamento de espectro entre operadoras, em esquemas do tipo rádio-cognitivo.
mostrar texto associado
Em sistemas WCDMA, o sincronismo entre as estações rádio-base é necessário, sendo o sistema GPS (global positioning system) utilizado para garantir essa especificidade. A impossibilidade do uso do sistema GPS na sincronização de estações localizadas em ambientes indoor, tais como centros comerciais e estações de metrô, dificulta a implantação de estações rádio-base WCDMA nesses ambientes. Essa dificuldade fez com que a interoperabilidade do sistema WCDMA com sistemas do padrão IEEE 802.11 e IEEE 802.16 fosse especificada pelo 3GPP. Sistemas WCDMA atuais implementam essa interoperabilidade.
mostrar texto associado
A detecção do sinal no sistema WCDMA, tanto no downlink quanto no uplink, é do tipo coerente utilizandose o conceito de canal-piloto ou símbolos-piloto. A tecnologia WCDMA é capaz de suportar os modos FDD e TDD e o sistema opera com técnicas de modulação embasadas em QPSK.