Filtrar


Questões por página:
Ao demarcar os passos para um ensino crítico emancipatório, Kunz (1994) trabalha com a ideia de “transcendência de limites” enquanto possibilidade de confrontar o aluno com a realidade de ensino e o seu conteúdo. Nesse sentido, para tal perspectiva, o autor detalha graus de dificuldades que seguem as formas:
Do ponto de vista sociológico, a educação, seja ela informal ou formal, difusa ou sistemática, exerce um papel de grande relevância, porque:
Para Paulo Freire, o relacionamento professor-aluno precisa ser construído pelo diálogo, tornando possível a relação:
Pensar a escola como lugar de ensino e difusão do conhecimento, como instrumento para o acesso das camadas populares ao saber elaborado, por meio da relação dialética entre os conteúdos culturais sistematizados e a experiência social concreta trazida pelo estudante, é um dos pontos básicos da pedagogia:
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.