Questões de Concurso
Filtrar
377 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 76
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Pedagogia
A escola de décadas atrás serviu aos interesses das camadas dominantes da sociedade e, para isso, estabeleceu os seus objetivos, conteúdos, métodos e sistema de organização de ensino. A escola pela qual devemos lutar hoje deve fomentar o desenvolvimento científico e cultural do povo, preparando as crianças e jovens para a vida, para o trabalho e para a cidadania, por intermédio da educação geral, intelectual e profissional. Consoante as características de escola democrática, a alternativa que apresenta uma tarefa da escola pública democrática é:
Concurso:
Prefeitura de Lagoa Seca - PB
Disciplina:
Pedagogia
Fernando Becker, apoiado principalmente nas contribuições de Jean Piaget, publicou em 2012 um texto que versa sobre educação e construção do conhecimento. Nesse texto, o autor destaca algumas falas que mostram explicações de professores ao serem interrogados sobre como entendiam que seus alunos adquiriam conhecimento, ou seja, como aprendiam. Nesse contexto, a alternativa cuja explicação se alinha com uma concepção construtivista, de base interacionista, da aprendizagem, é:
Disciplina:
Pedagogia
A construção do conhecimento com foco na transposição didática dá-se a partir do(da)
Concurso:
Prefeitura de Várzea - PB
Disciplina:
Pedagogia
A respeito do art.13 da Lei 9.394/96, que trata das incumbências do Professor, assinale os itens abaixo:
I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ao reconhecer que a aprendizagem progride por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento e, assim, eleger o trabalho pedagógico com a complexidade dos objetos de estudo, o professor precisará lidar com a gestão do tempo para garantir uma mudança qualitativa no seu uso. Sendo assim, escolher uma das modalidades organizativas é um desafio a ser encarado pelo docente, tendo em vista as suas peculiaridades. A modalidade que permite uma organização muito flexível do tempo e que oferece contextos nos quais o estudo ganha sentido e aparece como uma atividade que se orienta para a realização de um propósito específico e explícito é o: