Filtrar


Questões por página:
Em um cenário educacional cada vez mais desafiador, os professores enfrentam não apenas a pressão de atender às demandas pedagógicas, mas também as exigências pessoais e sociais que podem impactar sua saúde mental e bem-estar. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental para a qualidade da prática docente e para a manutenção de um ambiente escolar saudável. Nesse contexto, o apoio psicológico e as redes de suporte desempenham um importante papel na promoção do bem-estar dos educadores. Considerando essa temática, assinale a alternativa que representa uma prática ou abordagem correta para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal entre os professores, levando em conta o apoio psicológico e as redes de suporte.
“Na metodologia de projetos de aprendizagem, os professores acolhem, valorizam e entendem as curiosidades, as explorações, as propostas e os desejos das crianças. Logo, devem mediar situações de aprendizagem para favorecer a organização daquilo que as crianças almejam.” (Welter e Moraes,2016, p.42).
A respeito da temática ora apresentada, analise os itens abaixo:

I. Os projetos proporcionam a efetivação de uma aprendizagem baseada nas dificuldades familiares das crianças, sendo um instrumento de construção individual e social de conhecimento.
II. Os projetos de aprendizagem são desencadeados a partir de uma problemática ou necessidade que desperte o interesse das crianças, da turma, da escola ou da comunidade.
III. A metodologia de projetos prevê que o planejamento aconteça sem a participação das crianças e da comunidade.
IV. O professor deverá exercer a função de coordenador do projeto e um parceiro para as descobertas das crianças, cabendo-lhe proporcionar as ferramentas necessárias para potencializar o desenvolvimento delas.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
Sobre as práticas de ensino, é INCORRETO afirmar:
Sobre a relação professores e alunos (as), é CORRETO afirmar:
Ao longo de todo o percurso histórico-cultural, desde seu surgimento até aqui, a função social da escola tem sido pensada e repensada por muitos teóricos, poderes políticos e comunidade em geral.

Enquanto espaço educativo, a dialética de seu próprio processo de significado, perguntar-se: para além do compromisso educativo, como, para quem e por que educar?

Diante das possibilidades de mudança e afastando-se do retrocesso, deveria ser ampliado o diálogo na construção de si mesma, em busca do elo perdido: a função social da escola inclusiva, que pode estar determinada