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Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo de todo o percurso histórico-cultural, desde seu surgimento até aqui, a função social da escola tem sido pensada e repensada por muitos teóricos, poderes políticos e comunidade em geral.
Enquanto espaço educativo, a dialética de seu próprio processo de significado, perguntar-se: para além do compromisso educativo, como, para quem e por que educar?
Diante das possibilidades de mudança e afastando-se do retrocesso, deveria ser ampliado o diálogo na construção de si mesma, em busca do elo perdido: a função social da escola inclusiva, que pode estar determinada
Enquanto espaço educativo, a dialética de seu próprio processo de significado, perguntar-se: para além do compromisso educativo, como, para quem e por que educar?
Diante das possibilidades de mudança e afastando-se do retrocesso, deveria ser ampliado o diálogo na construção de si mesma, em busca do elo perdido: a função social da escola inclusiva, que pode estar determinada
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a plataforma DIVERSA, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, que traz a compilação dos dados do último censo escolar do MEC (2022), cresce o número de estudantes com deficiência intelectual matriculados nas escolas (51,8%), seguido pelos com autismo (24,3%) e, em terceiro lugar, os com deficiência física com (9,0%).
Em relação ao tipo de matrícula - classe especial e classe comum - na comparação com 2018 (46,0% e 54,0%),2022 apresenta o maior índice de “inclusão” dos últimos 14 anos (10,1% e 89,9%), ambos respectivamente, mas as taxas de reprovação e abandono, quando comparadas com os estudantes sem deficiência (3,5% e 0,5%), esses números ainda são maiores para os estudantes com deficiência (12,8% e 1,4%) nesta ordem.
Avalie se as seguintes afirmações estão coerente com esses dados:
1. O cumprimento do direito à educação, não se limita apenas à matrícula.
2. O ambiente escolar deve ser acolhedor tanto arquitetônica como pedagogicamente.
3. Os(As) estudantes público-alvo da educação especial, são levados a reconhecer suas limitações e integrar-se aos padrões.
4. A inclusão depende de um conjunto de fatores que vai desde as inciativas políticas às concepções de respeito às diversidades.
Estão corretas as afirmações
Em relação ao tipo de matrícula - classe especial e classe comum - na comparação com 2018 (46,0% e 54,0%),2022 apresenta o maior índice de “inclusão” dos últimos 14 anos (10,1% e 89,9%), ambos respectivamente, mas as taxas de reprovação e abandono, quando comparadas com os estudantes sem deficiência (3,5% e 0,5%), esses números ainda são maiores para os estudantes com deficiência (12,8% e 1,4%) nesta ordem.
Avalie se as seguintes afirmações estão coerente com esses dados:
1. O cumprimento do direito à educação, não se limita apenas à matrícula.
2. O ambiente escolar deve ser acolhedor tanto arquitetônica como pedagogicamente.
3. Os(As) estudantes público-alvo da educação especial, são levados a reconhecer suas limitações e integrar-se aos padrões.
4. A inclusão depende de um conjunto de fatores que vai desde as inciativas políticas às concepções de respeito às diversidades.
Estão corretas as afirmações
Concurso:
Prefeitura de Rio Branco
Disciplina:
Pedagogia
Em se tratando de recurso e/ou serviço específico do Apoio Educacional Especializado, é possível indicar:
Concurso:
Prefeitura de Rio Branco
Disciplina:
Pedagogia
A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as
Concurso:
Prefeitura de Rio Branco
Disciplina:
Pedagogia
Nos últimos anos, sobretudo após a pandemia provocada pelo Sars-Covid 19, as tecnologias da Informação e Comunicação passaram a configurar uma realidade presente na educação brasileira. Nesse sentido, a aprendizagem ativa é aquela em que