Filtrar


Questões por página:
Para trabalhar matemática na educação infantil, a professora Carla propôs às crianças um jogo de boliche. Antes de iniciar o jogo, foi preciso decidir coletivamente a organização do jogo: onde e como colocar as garrafas? Quem joga primeiro? Qual a ordem dos jogadores? Iniciado o jogo, as perguntas passaram a ser outras: quem fez mais pontos? Quem fez menos pontos? Quantos pontos cada criança fez? No entendimento de Smole (et. al.,2003), essa perspectiva de trabalho com a matemática na educação infantil tem como característica
De acordo com Giroto, Araujo e Vitta (2019), a prática de encaminhamento das crianças aos serviços e profissionais de saúde, por parte das professoras, sem uma cuidadosa e aprofundada reflexão acerca das questões que compreenderam como características preditivas de doenças do não aprender, reforçaram a suposição de que a prática docente tem ocorrido sob o ideal
Ana Maria, mãe de uma criança de 4 anos, foi conversar com a professora pedindo esclarecimentos sobre as atividades que as crianças faziam na escola. Na compreensão da mãe, se sua filha só brincar na escola não vai aprender. Com fundamento nas ideias de Jane Moyles (2002), a professora respondeu, corretamente, que
Todas são atitudes desejáveis a serem desenvolvidas nos alunos, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, EXCETO:
No entendimento de Antônio Nóvoa: “[...] nós não educamos apenas para uma comunidade, educamos para as comunidades todas”. Para o autor, educar é abrir os caminhos, fronteiras e levar a criança a conhecer tudo ao seu redor. Nesse sentido, é incorreto afirmar que