Filtrar


Questões por página:
Refletindo sobre possíveis dificuldades na realização do papel social e educacional das escolas, Barbosa (2007) entende que a lógica dos processos de socialização das crianças pequenas pode explicar algumas das barreiras. Nesse contexto, assinale a alternativa convergente às ponderações da autora.
Nóvoa (2009, p.30­31) estabelece o tato pedagógico como “essa capacidade de relação e de comunicação sem a qual não se cumpre o ato de educar. E também essa serenidade de quem é capaz de se dar ao respeito, conquistando os alunos para o trabalho escolar”. O autor conclui que “Saber conduzir alguém para a outra margem, o conhecimento, não está ao alcance de todos”. O tato pedagógico evidencia a tônica de uma disposição construída, que conforme propõe Nóvoa, articula
Paro (2001, p.94), ao discutir qualidade e produtividade no contexto escolar, afirma que “Não tem sentido [...] identificar a aula ou o processo pedagógico escolar como o produto da escola. A aula é uma atividade – o processo de trabalho –, não o seu produto”. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que indica corretamente o que se pode considerar a produtividade do trabalho da escola.
Segundo Bastos e Kupfer (2010), para as crianças psicóticas, ir à escola pode significar a volta à circulação social e, também, a retomada de seu desenvolvimento intelectual. Mais que um exercício de cidadania, ir à escola tem valor terapêutico, pois
O __________ no processo de __________e ____________é a ponte de _____________entre o aluno em formação e o meio social no qual está inserido, uma vez que ele vai através de instruções, ____________e ___________ orientar aos seus alunos a viver socialmente.