Filtrar


Questões por página:

A seleção de atividades no planejamento didático é baseada em princípios teóricos no campo da educação.

A esse respeito, leia os exemplos a seguir.


I. Pré-avaliação dos alunos para estabelecer o ponto de partida do processo de aprendizagem e o uso de reforços/recompensas tangíveis para aumentar o rendimento.

II. Ênfase na participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e na conscientização do ato de aprender, mediante estratégias de autoavaliação, conceituação e revisão.

III. Valorização da identificação do contexto significativo em que a competência deve ser adquirida e sucessivamente aplicada para que os alunos possam ir além das informações fornecidas.


Assinale a afirmativa que identifica corretamente os fundamentos teóricos das atividades de planejamento descritas em I, II e III, respectivamente.

Observe a charge “Justiça Injusta”.


Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que a situação ironizada na charge pode ser corrigida com base no princípio de

Durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, ficou evidente o quanto o fortalecimento do contato das famílias com a escola foi um fator determinante para a continuidade do trabalho pedagógico possível em cada realidade.


Para que esse fortalecimento aconteça, o professor deve

Ao andar pelo pátio da escola, o inspetor escutou a professora regente do 1º ano do Ensino fundamental comentando com a professora de Artes que “aquela situação aflige a todos os educadores e que ocorre quando são quebradas todas as regras de respeito e limites”. A professora estava se referindo a:
Os termos, formal, não formal e informal são de origem anglo-saxônica, surgidos a partir de 1960, e foram estabelecidas tomando por base o espaço escolar. Assinale a alternativa que melhor conceitua a educação formal.