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Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.


I. É considerado um instrumento neutro.


II. É inerente ao contexto social.


III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.


IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.


Está correto o que se afirma apenas em

Com relação à mediação do professor como prática cultural de significação do conhecimento, Maturana (1998) defende o ponto de vista de que o(a)
Atualmente, requer-se dos profissionais da educação uma atitude crítica, no sentido de questionar o seu papel e de não só buscar atender as demandas — muitas vezes discutíveis — do mercado, mas de questioná-las e intervir na direção das mudanças necessárias. Isso implica realizar um trabalho de boa qualidade, um trabalho competente.
Com relação às dimensões da competência do trabalho docente, conforme Rios (2001), está a dimensão política, a qual diz respeito
Vivendo parte do cotidiano da Umei Rosalda Paim durante o tempo de sua pesquisa-formação, a pesquisadora Luciana Esmeralda Ostetto identificou, nos princípios delineados e nas práticas observadas, uma forma de documentação pedagógica que pode ser compreendida como ponto de partida para o planejamento, e sua estruturação pauta-se na ideia de que os conhecimentos se desenvolvem em rede e devem contemplar o interesse e a participação ativa das crianças.
Segundo Ostetto (2017), essa forma de documentação é o
Que alternativa define a competência de pensamento sistêmico, conforme o documento Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem, da UNESCO (2017)?