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Disciplina:

Pedagogia

Assunto:

A Construção do Conhecimento: Papel do Educador do Educando e da Sociedade

Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Quanto mais cedo o indivíduo tenha sido privado de audição e quanto mais profundo for o comprometimento maiores serão as dificuldades educacionais, caso não receba atendimento adequado. II. O educador alfabetizador não precisa esperar que o educando já saiba ler e escrever para iniciar o trabalho com a leitura. Desde o início da escolaridade, por exemplo, já é possível realizar atividades com os textos que pertencem à tradição oral. III. No contexto do atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais, o educador deve compreender que, a fim de acompanhar o progresso de cada aluno, os procedimentos de avaliação devem ser revistos, buscando uma proposta que respeite o desempenho e o processo de construção do conhecimento de cada um.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As crianças se relacionam com os conceitos matemáticos de forma lúdica, desde como cortar um papel até na habilidade de tomar decisões dentro da sala de aula, na interação com seus colegas e professores. II. Na criança com paralisia cerebral, pode-se perceber algumas dificuldades típicas como, por exemplo, as alterações no desempenho motor ao se equilibrar. III. A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica (alfabetização) e outra que diz respeito ao uso social (letramento).
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O servidor público deve tratar cuidadosamente os usuários dos serviços.
II. O professor que atua na educação de jovens e adultos deve evitar assumir um compromisso com a formação humana dos educandos e com o seu acesso à cultura ao desenvolver suas atividades educacionais.
III. Apenas nos processos de avaliação mais complexos, o educador deverá considerar seriamente os critérios e princípios definidos. No espaço escolar, por exemplo, o professor deve realizar a avaliação a partir de critérios estabelecidos individualmente, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem impedir as crianças de vivenciar experiências que envolvem a utilização de recursos tecnológicos e midiáticos.

II. O tecnicismo em educação exige do aluno uma conduta passiva no tocante à recepção do conhecimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:

I. Todo o processo de construção do conhecimento é realizado sob a égide dos verbos ensinar e aprender. Visando à compreensão do sistema educacional, esses dois verbos são frequentemente questionados, inclusive, infere-se que se houve ensino, a aprendizagem aconteceu. Dessa forma, poderia ser suficiente um professor que dominasse um determinado conhecimento e "ensinasse", transmitisse, esse saber para seu grupo de estudantes. Assim, aquilo que os estudantes repetissem com exatidão e reproduzissem nas avaliações, resultando na medição do quanto tinham conseguido absorver, seria a aprendizagem. Essa perspectiva é atual e predomina nos documentos oficiais brasileiros como, por exemplo, o Currículo do Ipojuca e o Currículo de Pernambuco.

Il. A concepção do que é aprender, de como se aprende e, por correspondência, de como devem ser desenvolvidas práticas na sala de aula que despertem o interesse, o desejo e a motivação para o efetivo sucesso desse processo têm se modificado a partir das contribuições da epistemologia para os processos de desenvolvimento subjetivo humano e, mais recentemente, das neurociências, com o mapeamento cerebral de todas as condições do sujeito em situações de interação com os outros e com as ideias, fatos e experiências. Dessa forma, as concepções de ensinar também são modificadas. Pode-se afirmar que atualmente em vez de apenas lembrar e repetir informações, o estudante deve ser capaz de encontrá-las e usá-las com autonomia. A recente ciência da aprendizagem enfatiza a importância de se repensar o que é ensinado.

III. Um aspecto extremamente relevante também nesse processo do binômio ensino e aprendizagem é compreendê-lo como constituído mutuamente — ou seja, o ensino e a aprendizagem enquanto aspectos indissociáveis — assim como são constituídas no estudante as dimensões cognitiva e afetiva. O ensino e a aprendizagem na perspectiva, por exemplo, de currículos como o do Ipojuca, devem mobilizar o aluno para a construção de competências e habilidades, atitudes e valores que o possibilitem aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, bases estruturantes assentadas numa avaliação formativa e processual que emanam da formação integral dos educandos, possibilitando a inserção deles no mundo do trabalho e o pleno exercício da cidadania.


Marque a alternativa CORRETA: