Filtrar


Questões por página:
Sobre a competência geral “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, analise as afirmações abaixo, em relação às suas competências específicas, segundo Perrenoud (2000):

1. Prevenir a violência na escola e fora dela.
2. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
3. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
4. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Pensadores da educação afirmam que o educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando evitando a onda crescente do derrotismo e do desânimo. Portanto, ao considerar essa visão, comunga-se da ideia que o desenvolvimento da personalidade e dos princípios ocorre no meio social. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Todo comportamento tem significado social.
II. Toda pessoa precisa de motivação como a planta precisa de água.
III. Toda pessoa tem poder criador, sendo mais que um simples receptor de estímulos.
IV. O educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando, para isso deve priorizar a religião, orando com os alunos em sala de aula, pedindo força ao transcendente para vencer as dificuldades da vida.

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As metodologias ativas representam o padrão de ensino tradicional, focado no professor como um agente principal e o aluno como passivo.


( ) As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo.


( ) O modelo híbrido tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações.


( ) A aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e o compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem o processo ativo de aprendizagem.


A sequência está correta em

Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.


I. É considerado um instrumento neutro.


II. É inerente ao contexto social.


III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.


IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.


Está correto o que se afirma apenas em

Com relação à mediação do professor como prática cultural de significação do conhecimento, Maturana (1998) defende o ponto de vista de que o(a)