Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre as múltiplas linguagens e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A integração de múltiplas linguagens no ambiente escolar visa apenas o desenvolvimento da comunicação verbal dos alunos, não abrangendo outras formas de expressão.
( ) As múltiplas linguagens, como a visual, corporal e musical, são essenciais para a formação integral do aluno, permitindo que ele se comunique e se expresse de diversas formas.
( ) No contexto educativo, considerar as múltiplas linguagens significa reconhecer e valorizar apenas as manifestações culturais e artísticas tradicionais, sem abrir espaço para novas formas de expressão.
( ) O uso de múltiplas linguagens no ensino facilita a aprendizagem e a construção do conhecimento, uma vez que atende às diferentes formas de percepção e entendimento dos alunos.

A sequência correta de cima para baixo é:
Ao demarcar os passos para um ensino crítico emancipatório, Kunz (1994) trabalha com a ideia de “transcendência de limites” enquanto possibilidade de confrontar o aluno com a realidade de ensino e o seu conteúdo. Nesse sentido, para tal perspectiva, o autor detalha graus de dificuldades que seguem as formas:
A necessidade de avaliar no início do processo é característica da relação ensino e aprendizagem vista em uma ótica mais complexa, que entende que o conhecimento prévio do estudante é fundamental para novas aprendizagens. Esse conhecimento prévio é formado por:
Um dos pontos de reflexão ao problematizar o processo didático pedagógico é a gestão do tempo. Quando planeja, o docente precisa compreender que o problema da distribuição do tempo não se resume simplesmente na preocupação com a quantidade, afinal, se optar por apresentar os objetos de estudo em toda a sua complexidade, reconhecendo que a aprendizagem progride por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, é fundamental:
A defesa da organização curricular interdisciplinar indica que um dos ganhos com a sua implementação é a ocorrência da transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático pedagógica mediada: