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Questões por página:

Leia com atenção:

I - Criado o Colégio Jesuíta do Maranhão;

II - O Alvará de 28 de julho cria o cargo de diretor de estudos;

III - Reforma Pombalina de Educação.


A ordem cronológica dos eventos acima é:


Sobre o ambiente escolar na concepção sócio-histórica, analise:

I - Uma escola deve ser uma local em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes;

II – No ambiente escolar deve haver espaço para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade;

III – A escola deve propiciar um ambiente em que professores e alunos tenham autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações.


Dos itens acima:

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, consagra-se na história da educação brasileira como sendo um de seus célebres capítulos.


Assinale a opção que expressa corretamente um ideal educacional do escolanovismo.

Eclodindo na Grécia Clássica, a sofística constitui um movimento cultural de alto significado para a história da educação. Promulgando um caminho de solução para uma necessidade profunda da cidade-estado clássica, os sofistas engendram um movimento de reformulação da educação dos nobres, endereçando-se, sobretudo, aos que desejavam formar-se para a política.

A principal finalidade da educação sofística é
Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p.103.



O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.

Uma característica educacional do período é