Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, para o oitavo ano, uma habilidade na qual estudantes devem ser capazes de calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos hábitos de uso e dos dados descritos nos equipamentos. Para desenvolver esta habilidade discente, é imprescindível saber que este cálculo do consumo de energia elétrica é feito a partir dos dados:
Na BNCC para o componente curricular de Ciências no ensino fundamental aparece a seguinte habilidade: “(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências científicas que demonstrem a esfericidade da Terra”. (BRASIL,2018, p.345).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2018.

A luz da Habilidade EF06CI13 é CORRETO o que se afirma em:
No texto da BNCC na sessão sobre Ciências da Natureza aparece a habilidade EF09CI07 “Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.)” (BRASIL,2018, p.351).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2018.

A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo:

I- Para os processos de ensino e aprendizagem dos exemplos de aplicações na medicina diagnóstica da referida habilidade é necessária a compreensão de que as ondas são perturbações que transportam, exclusivamente, energia de um ponto a outro.
II- Faz parte do desenvolvimento desta habilidade, que tem como público-alvo estudantes de ciências do sétimo ano, compreender tanto a história quanto o funcionamento da utilização do Raios X para exames de imagem nos quais é possível identificar estruturas ósseas, por exemplo.
III- Para desenvolver a referida habilidade é necessário tanto compreender os potenciais riscos da radiação aplicada à medicina, como diferenciar ondas mecânicas de ondas eletromagnéticas, exemplificando com exames como Ultrassonografias e Tomografias, respectivamente.
IV- Ao abordar esta habilidade é importante identificar as diferenças entre as radiações eletromagnéticas ionizantes e as não ionizantes, ressaltando os potenciais riscos à saúde humana de exames, como as Ressonâncias Magnéticas, que utilizam as radiações ionizantes.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
mostrar texto associado

A partir da leitura do Texto 02, analise as afirmações a seguir.


I- A abiogênese é uma teoria, já que a hipótese de que a vida só poderia surgir de outra vida foi confirmada por evidências, incluindo aquelas obtidas no experimento de Francesco Redi descrito na tirinha.


II- A ideia que aparece na tirinha de que a vida surgia de forma espontânea era apenas um postulado religioso e não uma teoria científica, já que havia o entendimento de que uma mosca só poderia nascer do ovo colocado por uma outra mosca.


III- Sem o pote com controle lacrado não seria possível que Redi confirmasse sua ideia.


É CORRETO o que se afirma em:

mostrar texto associado

A partir da aplicação de conhecimentos adequados sobre a natureza da Ciência e o contexto do Texto 02, analise as afirmações a seguir.


I- O método descrito no Texto 02 não sofre influência de fatores sociais, pois ele garante que a ciência seja neutra.


II- Fatores políticos e econômicos podem influenciar no desenvolvimento do conhecimento científico, ainda que se siga o método do Texto 02.


III- Não há como ter conflito de interesse quando se segue o método descrito no Texto 02.


IV- Durante o processo descrito no Texto 02, as teorias – ideias ainda não confirmadas sobre algo – são testadas, podendo se tornar hipóteses.


É CORRETO o que se afirma em: