Filtrar


Questões por página:
Uma mulher AB/Rh- casou-se com um homem B/Rh+ e que possui um pai doador universal para o sistema ABO e para o fator Rh. Pode-se afirmar que:
(Concurso Milagres/2018) Márcia e Paulo têm sangue do tipo Rh positivo. Já seus irmãos, Luiz e Cecília, são Rh negativo. Dos quatro irmãos, quais podem ter filhos portadores de doença hemolítica do recém-nascido (Doença de Rhesus)?
(Concurso Milagres/2018) A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recémnascido, ocorre devido a incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. Em relação a isso à afirmativa: é recomendado que uma mulher portadora de Rh- não tenham filhos com um homem portador de Rh+:
O heredograma abaixo representa parte da árvore genealógica de uma família que foi estudada com relação aos grupos sanguíneos ABO e fator Rh:



O sangue do indivíduo 1, em relação ao sistema ABO e fator Rh, apresenta três tipos diferentes de antígenos nas suas hemácias. Já o sangue do indivíduo 2, em relação a esses antígenos, só apresentou reação de aglutinação, em contato com a aglutinina anti-Rh, no teste laboratorial. A mãe não fez aborto nem sofreu transfusão sanguínea.”
De acordo com as afirmativas, é correto afirmar que:

Considerando o sistema ABO, pessoas de sangue tipo AB são chamadas de “receptores universais”, pois: