Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo:
1. No início do século VI a. C. surgem os primeiros pensadores cosmológicos que, progressivamente, foram abandonando a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a natureza, os acontecimentos naturais e a ordem do mundo.
2. A filosofia surgiu quando pensadores gregos perceberam que as verdades do mundo e dos humanos não eram algo secreto e misterioso, que precisavam ser revelados por divindades, mas podiam ser conhecidas através de operações mentais do raciocínio.
3. A filosofia, no sentido etimológico do termo, ou seja, como amor e respeito pelo saber, surge com a publicação dos escritos de Platão e Aristóteles, resultados da perscrutação.
4. Quando os pensadores da Grécia Antiga compreenderam que o conhecimento depende apenas do uso correto do pensamento e que permite que a verdade possa ser conhecida por todos, surge a filosofia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A partir do século V a.C começa uma nova fase da filosofia grega, a preocupação deixa de ser a cosmologia para atentar mas precisamente para o ser humano. O ideal de homem, para os gregos, passa a ser o cidadão, que toma o lugar do guerreiro aristocrático do período homérico. O homem agora tem que saber usar uma nova arma, a palavra. Isso é o resultado da democracia.
Nesta época surge uma figura nas ruas da Grécia que usava suas habilidades para ensinar a arte da retórica. Este profissional seria o:
No que diz respeito à “noção de natureza”, em Aristóteles, é correto afirmar que a natureza
“Chama-se ética a parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos. Um dos primeiros filósofos a pensar a ética foi Aristóteles, que viveu na Grécia, no século IV a.C. Esse filósofo ensinava numa escola à qual deu o nome de Liceu, e muitas de suas obras são o resultado das anotações que os alunos faziam de suas aulas […] Em suas aulas, Aristóteles fez uma análise do agir humano que marcou decisivamente o modo de pensar ocidental. O filósofo ensinava que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem.” (GALLO, Sílvio. Ética e cidadania. Caminhos da filosofia.15ª Edição. Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Campinas, SP: Papirus Editora,2003, p.54).
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Aristóteles, as virtudes morais são hábitos e por isso mesmo não podem ser ensinadas, mas apenas aprendidas na medida em que se vive cada vez mais de acordo com elas. II. Segundo Aristóteles é possível se atingir uma vida boa ou feliz por meio de um comportamento que combina moderação, boa sorte e sabedoria. III. De acordo com Aristóteles a felicidade é um objetivo para todos os seres humanos e por isso cada um possui uma forma de alcançá-la, não existindo um padrão ético último e universal. IV. Na ética da virtude de Aristóteles, o valor moral é uma questão puramente privada, desvinculada de como as pessoas interagem com as outras numa determinada comunidade.

Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes campos da filosofia sobre a natureza do significado seria melhor categorizada como uma discussão.