Filtrar


Questões por página:
Dentre as teorias que buscam explicar a origem da vida, uma delas apresenta a ideia de que a vida se origina de uma vida pré-existente. Assinale a alternativa que apresenta essa teoria.
De acordo com Cardoso (2015), nos últimos 540 milhões de anos, a Terra passou por grandes transformações que culminaram em cinco grandes eventos de extinção em massa. As chamadas “Big Five” ocorreram no final do Ordoviciano, final do Devoniano, Permiano Superior, final do Triássico e no limite Cretáceo-Paleogeno. No gráfico abaixo, estão indicados os cinco eventos e o possível evento da atualidade:
Imagem associada para resolução da questão






Com base nesse gráfico e em seus conhecimentos, analise as assertivas abaixo:
I. Extinções em massa podem ser caracterizadas como a perda de mais de ¾ das espécies viventes em um curto intervalo de tempo geológico.
II. O quinto evento, o do período Cretáceo, foi a extinção dos dinossauros não aviários e corresponde ao maior dos eventos marcando o fim da Era Paleozoica e o início da Mesozoica.
III. Extinções em massa podem ser altamente destrutivas, mas também são um importante agente de renovação, uma vez que a extinção de um grupo pode facilitar a radiação adaptativa de outro existente.

Quais estão corretas?
Sobre as principais teorias que tratam da origem da vida, analise a imagem e assinale a afirmativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista francês autor do livro Philosophie Zoologique, publicado em 1809. Em seu trabalho, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e se transformam em outras espécies. O modo pelo qual ele imaginava as espécies diferia fundamentalmente das ideias de Darwin e do conceito moderno. Sobre as premissas de Lamarck, analise as afirmativas a seguir.
I. Lamarck supunha que as linhagens de espécies persistiam indefinidamente, mudando de uma forma para outra; no seu sistema, as linhagens não se ramificavam nem se extinguiam. II. Para Lamarck existia uma “força interna” – algum tipo de mecanismo desconhecido no interior do organismo que o levava a produzir uma prole levemente diferente de si próprio. O acúmulo de mudanças ao longo de gerações levaria a uma linhagem visivelmente transformada originando, talvez, uma nova espécie. III. À medida que um organismo se desenvolve, ele adquire muitos caracteres individuais devido à sua história particular. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se essas modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
Está correto o que se afirma em

Em 1859 foi publicado o livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, que se tornou um divisor de água na história do estudo da vida na Terra. Darwin conseguiu explicar o mecanismo pelo qual as espécies evoluíram e se diversificaram no planeta. Veja as seguintes afirmações que tratam das teorias a respeito da evolução.


I. "Os seres vivos nascem com uma diversidade de características, que podem favorecer ou não sua sobrevivência em determinado ambiente".

II. "As novas características, adquiridas ao longo da vida, são transmitidas aos descendentes destes indivíduos".

III. "Ao longo da vida, os seres vivos enfrentam uma luta pela sobrevivência, apenas sobrevivem e se reproduzem aqueles que possuem as melhores adaptações".


A(s) afirmação(ões) que faz(em) parte da teoria da seleção natural, de C. Darwin, são(é):