Questões de Concurso
Filtrar
23 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 5
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Timon - MA
Disciplina:
Pedagogia
"Todas as atividades escolares realizam-se através de projetos, sem necessidade de uma organização especial."
Kilpatrick (1871- 1965)
“Valorização do trabalho e da atividade em grupo.”
Celestian Freinet (1896-1966)
“A escola centrada no aluno, e não no professor, preparando-o para viver em sociedade”.
Ovide Decroly (1871-1932)
Admite-se o conjunto das citações dos pensadores acima como importante base de suporte para
Disciplina:
Pedagogia
Moura, em Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora (s.d.), afirma que “a Educação de hoje precisa atender a uma clientela que exige e que também é exigida cada vez mais. Pois, o mundo está mudando e consequentemente, a educação deve inserir-se nessa mudança a fim de não perder sua finalidade. A Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Pedagogia
Para Brandão (2002), são metas indispensáveis para “fazer pesquisa”:
Disciplina:
Pedagogia
A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos.
Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.
( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.
( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Disciplina:
Pedagogia
A Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural dos envolvidos no processo. Diz respeito a uma mudança de postura, o que exige o repensar da prática pedagógica. Nesse sentido, segundo Moura, o trabalho na perspectiva da Pedagogia de Projetos