Filtrar


Questões por página:

"Todas as atividades escolares realizam-se através de projetos, sem necessidade de uma organização especial."

Kilpatrick (1871- 1965)

“Valorização do trabalho e da atividade em grupo.”

Celestian Freinet (1896-1966)


“A escola centrada no aluno, e não no professor, preparando-o para viver em sociedade”.

Ovide Decroly (1871-1932)


Admite-se o conjunto das citações dos pensadores acima como importante base de suporte para

Moura, em Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora (s.d.), afirma que “a Educação de hoje precisa atender a uma clientela que exige e que também é exigida cada vez mais. Pois, o mundo está mudando e consequentemente, a educação deve inserir-se nessa mudança a fim de não perder sua finalidade. A Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista
Para Brandão (2002), são metas indispensáveis para “fazer pesquisa”:
A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos.

Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.

( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.

( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

As afirmativas são, respectivamente,
A Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural dos envolvidos no processo. Diz respeito a uma mudança de postura, o que exige o repensar da prática pedagógica. Nesse sentido, segundo Moura, o trabalho na perspectiva da Pedagogia de Projetos