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Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
Filosofia
Segundo Nicole Tomazelloli Tomazela, existem três aspectos interessantes que devem ser considerados sobre a origem do Estado:
• O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; • O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; • Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
Disponível em https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/
Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.
Toda sociedade é balizada por princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
O controle social aparece quando o homem se comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.
O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na organização das sociedades modernas, o qual seria:
• O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; • O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; • Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
Disponível em https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/
Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.
Toda sociedade é balizada por princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
O controle social aparece quando o homem se comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.
O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na organização das sociedades modernas, o qual seria:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
Filosofia
Leia atentamente os textos:
Texto 1
A filosofia classifica moral e ética da seguinte forma:
“Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.”
Atualmente ética e política são quase adversárias no contexto da política brasileira. Portanto, com o passar dos anos os brasileiros estão descobrindo que todos nós somos seres eminentemente políticos e sem a participação do cidadão na política a sociedade corre o sério risco de ser governada por pessoas sem ética, sem moral.
Parece que neste momento da história do Brasil os políticos perderam completamente seus parâmetros éticos e, por conseguinte, a sociedade começa a fazer uma reflexão sobre a forma como é feita a política no País, pois as próximas gerações pagarão um altíssimo preço se nada for feito no presente.
O povo brasileiro passa por um momento único, no qual em meio a tanta falta de ética e de moral no cenário político é possível pensar num país melhor, num país que comece a compreender que os políticos não são pessoas que surgem de outros planetas e que chegam ao comando do Poder.
A sociedade deve entender que a POLÍTICA somos todos nós e que o político de hoje nada mais é do que o cidadão que cresceu no mesmo contexto moral e ético de todos aqueles que tanto repudiam os escândalos noticiados no cenário político. O sentido da sociedade é formar cidadãos morais e éticos para que possam representar todos com dignidade e com o verdadeiro significado de representatividade.
Disponível em:https://guilhermetelesadv.jusbrasil.com.br/artigos /349699638/politica-brasileira-etica-moral- esociedade
Texto 2
Preocupado com o estabelecimento de um Estado forte, Maquiavel defende que a autoridade do príncipe, embora às vezes brutal e calculista, é vital para o seu sucesso e consequentemente para o Estado.
Maquiavel instou um príncipe a cultivar e exibir o que ele chamava de virtù, mas com isso ele não quis dizer virtude moral como normalmente a entendemos. Ele não estava pensando em virtudes de caráter como justiça e honestidade, mas de virtuosismo político amoral. Um príncipe deve, como e quando necessário, ser forte e vigoroso como um leão ou astuto como uma raposa. Acima de tudo, a virtù de um príncipe de sucesso deve incluir uma magistral flexibilidade de ação. O príncipe deve mante-se no poder a qualquer custo.
Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/nicolaumaquiavel-e-a-etica-do-poder-politico/
Após a leitura dos textos, qual a afirmativa abaixo pode referenciar a obra de Maquiavel com a política brasileira atual:
Texto 1
A filosofia classifica moral e ética da seguinte forma:
“Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.”
Atualmente ética e política são quase adversárias no contexto da política brasileira. Portanto, com o passar dos anos os brasileiros estão descobrindo que todos nós somos seres eminentemente políticos e sem a participação do cidadão na política a sociedade corre o sério risco de ser governada por pessoas sem ética, sem moral.
Parece que neste momento da história do Brasil os políticos perderam completamente seus parâmetros éticos e, por conseguinte, a sociedade começa a fazer uma reflexão sobre a forma como é feita a política no País, pois as próximas gerações pagarão um altíssimo preço se nada for feito no presente.
O povo brasileiro passa por um momento único, no qual em meio a tanta falta de ética e de moral no cenário político é possível pensar num país melhor, num país que comece a compreender que os políticos não são pessoas que surgem de outros planetas e que chegam ao comando do Poder.
A sociedade deve entender que a POLÍTICA somos todos nós e que o político de hoje nada mais é do que o cidadão que cresceu no mesmo contexto moral e ético de todos aqueles que tanto repudiam os escândalos noticiados no cenário político. O sentido da sociedade é formar cidadãos morais e éticos para que possam representar todos com dignidade e com o verdadeiro significado de representatividade.
Disponível em:https://guilhermetelesadv.jusbrasil.com.br/artigos /349699638/politica-brasileira-etica-moral- esociedade
Texto 2
Preocupado com o estabelecimento de um Estado forte, Maquiavel defende que a autoridade do príncipe, embora às vezes brutal e calculista, é vital para o seu sucesso e consequentemente para o Estado.
Maquiavel instou um príncipe a cultivar e exibir o que ele chamava de virtù, mas com isso ele não quis dizer virtude moral como normalmente a entendemos. Ele não estava pensando em virtudes de caráter como justiça e honestidade, mas de virtuosismo político amoral. Um príncipe deve, como e quando necessário, ser forte e vigoroso como um leão ou astuto como uma raposa. Acima de tudo, a virtù de um príncipe de sucesso deve incluir uma magistral flexibilidade de ação. O príncipe deve mante-se no poder a qualquer custo.
Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/nicolaumaquiavel-e-a-etica-do-poder-politico/
Após a leitura dos textos, qual a afirmativa abaixo pode referenciar a obra de Maquiavel com a política brasileira atual:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
Filosofia
É na fronteira que se pode observar melhor como as sociedades se formam, se desorganizam, ou se reproduzem. É lá que melhor se vê quais são as concepções que asseguram esse processo e lhes dão sentido.
[...] fronteira de modo algum se reduz e se resume a fronteira geográfica. Ela é fronteira de muitas e diferentes coisas: fronteira da civilização, [...] fronteira espacial, fronteira de cultura e visões de mundo, fronteira de etnias, fronteira de História e historicidades do homem e, sobretudo, fronteira do humano.
Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano." MARTINS, José de Souza.SP: Hucitec,1997
O Estado de Mato Grosso do Sul tem exemplos de cidades fronteiriças, Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
Pela leitura do texto acima conclui-se que:
[...] fronteira de modo algum se reduz e se resume a fronteira geográfica. Ela é fronteira de muitas e diferentes coisas: fronteira da civilização, [...] fronteira espacial, fronteira de cultura e visões de mundo, fronteira de etnias, fronteira de História e historicidades do homem e, sobretudo, fronteira do humano.
Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano." MARTINS, José de Souza.SP: Hucitec,1997
O Estado de Mato Grosso do Sul tem exemplos de cidades fronteiriças, Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
Pela leitura do texto acima conclui-se que:
Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que:
“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”
A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução. ( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente. ( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil. ( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”
A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução. ( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente. ( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil. ( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Conforme a obra O Contrato Social de Rousseau, a vontade geral pode ser concebida como