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Segundo Chiavenato (2000), há três tipos de liderança. O tipo de liderança que envolve a participação dos funcionários nas decisões lideradas pelo gestor, permitindo diálogo e colaboração na definição de metas e objetivos, denomina-se liderança
De acordo com Barreto (2017, p.10), “Tecnicamente, a Administração constitui em fazer as coisas da maneira mais adequada possível, com o mínimo de recursos – humanos, financeiros e materiais –, com o intuito de alcançar objetivos”. Para tal, quem administra precisa exercer algumas funções, dentre elas:
Os princípios da administração clássica preconizados por Fayol, que envolvem o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, além do dever do empregado de prestar contas das ordens recebidas, são, respectivamente, os princípios denominados:
A apreciação crítica aos autores da Teoria Clássica de Administração que afirma que essa teoria se preocupava apenas com a apresentação lógica das suas proposições, sacrificando a clareza das ideias, e que critica também a teoria pelo abstracionismo e formalismo, levando a Administração à superficialidade e à super simplificação, é a seguinte:
Na administração científica preconizada por Frederick Taylor, a distribuição das atribuições e responsabilidades com o objetivo de disciplinar as atividades no trabalho está diretamente correlacionada a um princípio. Esse princípio é conhecido como: