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Assinale a alternativa que apresenta as principais escolas da administração.
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Administração Geral
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De acordo com o texto, analise as afirmativas:
I. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que os processos são o foco;
II. Os colaboradores do nível operacional na gestão de resultados são os responsáveis pelos resultados;
III. As unidades de negócio na gestão por resultados devem ser integradas, objetivando elevar o desempenho organizacional;
IV. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que a ênfase está nos resultados alcançados.
Sobre a gestão por resultados, assinale a alternativa que representa APENAS as afirmações CORRETAS:
I. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que os processos são o foco;
II. Os colaboradores do nível operacional na gestão de resultados são os responsáveis pelos resultados;
III. As unidades de negócio na gestão por resultados devem ser integradas, objetivando elevar o desempenho organizacional;
IV. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que a ênfase está nos resultados alcançados.
Sobre a gestão por resultados, assinale a alternativa que representa APENAS as afirmações CORRETAS:
Disciplina:
Administração Geral
Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Disciplina:
Administração Geral
A seguir são apresentadas algumas situações e comentários sobre elas.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Administração Geral
Existem muitas teorias sobre motivação nas organizações. Uma delas é a teoria dos dois fatores, de Herzberg, que define e diferencia os fatores motivacionais dos fatores higiênicos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO seja um fator higiênico.