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As habilidades necessárias aos profissionais de Administração que executam atividades de gerência, que envolvem a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar e resolver conflitos nas organizações, são as denominadas habilidades:

Sobre as teorias de liderança, conflitos e sistemas políticos nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.


( ) Liderança é o processo de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance de objetivos sistêmicos a partir de processos diversos que envolvem poder de sensibilização e engajamento no ambiente grupal.

( ) Liderança decorre de necessidades existentes em uma determinada situação envolvendo sempre uma relação entre os indivíduos e o grupo.

( ) Liderança é uma característica exclusiva das funções de chefia e decorre da estrutura formal da organização.

( ) Liderança é a capacidade de justificar legalmente o exercício do poder.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

“A afirmação de que ‘não há nada de absoluto nas organizações’, que ‘tudo é relativo’, ‘tudo depende’ corresponde ao preconizado pela teoria __________________. Diz também que há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos serviços da organização.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
As relações humanas entre indivíduos têm vida própria e peculiar, ultrapassando as características de seus componentes e se manifestando não só na relação de um grupo com outro, mas também, e principalmente, nas relações que os membros de um grupo mantêm entre si. Sobre o relacionamento interpessoal, um de seus principais pilares é a:

De acordo com a área de Relações Humanas, há comportamentos que provocam atritos ou indispõem as pessoas umas com as outras: agressividade, cortar a palavra, não respeitar a hierarquia, presunção, dentre outros.


Nesse caso, é aconselhável: