Filtrar


Questões por página:
Luther Gulick e LyndallUrwick ocuparam-se de formular teorias para o entendimento e a administração das organizações. Urwick, em diversos trabalhos publicados no final da década de 1930, empenhou-se também em desenvolver princípios de organização. Considerando que ele identificou oito princípios que se aplicavam a todas as organizações, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Objetivo. 2. Correspondência. 3. Responsabilidade. 4. Princípio escalar. 5. Amplitude de controle. 6. Especialização. 7. Coordenação. 8. Definição.
( ) Cada pessoa deve ter apenas uma função. ( ) Cadeia de comando. ( ) Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. ( ) Autoridade e responsabilidades deveriam ser iguais. ( ) Nenhum chefe pode supervisionar o trabalho de mais de cinco ou seis subordinados. ( ) Toda organização deveria ser a expressão de um propósito. ( ) Cada tarefa deve estar claramente especificada. ( ) Cada pessoa investida de autoridade é responsável pelo trabalho de seus subordinados.
A sequência está correta em
Considerando os conceitos relacionados à Administração, pode-se afirmar que suas principais funções são:
Dentre as funções administrativas, há aquela que se caracteriza como coletiva, partindo do princípio da responsabilidade compartilhada. Em organizações de maior porte, tal função ganha contornos na estrutura – seja através de sistemas regulares de acompanhamento das atividades em curso ou mesmo de unidades estabelecidas no desenho organizacional – com funções de assessoramento e de mitigação de eventuais desvios ocorridos. A função administrativa em questão é o(a):
A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci,2013, p.262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:

I. induz à redundância de funções;

II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;

III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;

IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do cliente.


Estão corretas:
Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas, que correspondem às etapas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Considere as seguintes afirmativas sobre algumas atividades gerenciais e as funções administrativas:

I. o estabelecimento de metas a funcionários está relacionado à função organização;

II. a elaboração de orçamentos está relacionada à função organização;

III. a atribuição de bônus por produtividade está relacionada à função direção;

IV. o desenho de cargos está relacionado à função planejamento.

Está correto o que se afirma em: