Filtrar


Questões por página:
Leia as situações a seguir.
Situação I: Ana atuou como fiscal em um concurso público. Tão logo as portas de acesso ao prédio onde a prova seria realizada foram fechadas, conforme o horário marcado no edital, uma candidata chegou. Ela parecia desesperada e chorava muito. Ana se sentiu mal por não poder fazer nada para ajudar. Se a decisão dependesse apenas de sua vontade, abriria a porta, afinal foram apenas alguns segundos, mas precisava seguir o edital e tratar todos os candidatos da mesma forma.
Situação II: Marisa e Elis trabalham em universidades federais distintas. Ao conversarem sobre como as instituições lidaram com o contexto da pandemia de covid-19, perceberam que, embora tenham agido de formas distintas, ambas conseguiram lidar bem com a situação e manter as atividades, o que encerrou os rumores da época de que podiam até fechar suas portas.
Situação III: No contexto da pandemia de covid-19, as universidades federais precisaram absorver novas funções e estruturas para se adaptar à situação apresentada.
Com base na Teoria Geral da Administração, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na situação I, Ana está passando por um conflito de papéis, típico do homem funcional da teoria geral dos sistemas.
( ) Na situação I, Ana está agindo em conformidade com pelo menos duas características do modelo burocrático de organização: o profissionalismo e a impessoalidade.
( ) Na situação II, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn é contrariada: a equifinalidade.
( ) Na situação II, ao conseguirem lidar bem com a situação e manter as atividades, as universidades realizaram o processo de entropia negativa, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn.
( ) Na situação III, fica ilustrada uma das características das organizações como sistemas abertos que, embora pouco comum, integra o modelo de Katz e Kahn: a homeostase dinâmica.
Os níveis da informação e da decisão empresarial obedecem à hierarquia padrão existente na maioria das empresas, permitindo que os diversos tipos de sistemas de informação sejam classificados. Há sistemas de informações que contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações dos diversos processos empresariais, transformando-os em informações agrupadas, para dar suporte à tomada de decisão. Outros sistemas trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções empresariais da empresa, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração. Estes sistemas de informação, respectivamente, recebem a seguinte classificação:
A teoria dos sistemas, presente na abordagem sistêmica de administração, identifica uma capacidade do sistema de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. Ou seja, as organizações, como sistemas abertos, apresentam capacidade de enfrentar e superar perturbações externas, provocadas pela sociedade, sem que desapareça seu potencial de auto-organização. Trata-se do seguinte atributo dos sistemas:
O equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação ou autocontrole mantém o funcionamento do sistema dentro de certas variáveis ou limites, mesmo quando os estímulos externos forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade. Esse equilíbrio está relacionado com o conceito da abordagem sistêmica da administração denominado:
A capacidade que um sistema tem de manter certas variáveis dentro de limites desejáveis, mesmo quando os estímulos externos forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassem os limites da normalidade, refere-se ao conceito de: