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Em conformidade com o ensino da Libras e da Língua Portuguesa (LP), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Aos poucos, a língua de sinais vem adquirindo notoriedade e superando o estereótipo que lhe fora concedido. A escrita responde a uma demanda comunicativa alfabética, enquanto a língua de sinais atende a uma demanda específica visual e espacial. Enquanto isso, na língua oral (tanto para a fala quanto para a escrita) há a emissão de um som/palavra após o outro (linearidade); na língua sinalizada, a simultaneidade é característica recorrente devido ao uso, concomitante, da expressão, da configuração de mão e de outros itens lexicais.

( ) O acesso tardio à Libras ocorre ainda pelo desconhecimento da língua sinalizada por parte da família, pela resistência da equipe médica que orienta a família ou da própria família em entender a surdez e sua consequência linguística. Reitera-se assim que a defesa pela normalização do sujeito surdo, de modo a enquadrálo ao uso da LP falada, fez com que se disseminasse uma visão deturpada da língua sinalizada, mesmo ela ainda não podendo ser considerada como uma língua.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos sujeitos ouvintes no processo de letramento em Libras?
Qual é a importância do ensino de Português-Libras-Português para a promoção de uma educação inclusiva?
A educação dos surdos foi, por muito tempo, concebida meramente como “aquisição da oralidade”; vista como condição para inserção social e não direcionada à escolarização ou aquisição do conhecimento. A respeito da importância da educação bilíngue para os surdos, assinale a alternativa correta.
Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue?