Filtrar


Questões por página:
Em concordância com a norma-padrão da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico vigente, assinale a alternativa em que TODAS as palavras tenham sido acentuadas corretamente.
Sobre o emprego do acento circunflexo, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O acento permanece nas palavras terminadas em oo, como em enjôo. ( ) O acento se manteve na grafia de pôde (o verbo conjugado no passado) para diferenciá-la de pode (o verbo conjugado no presente). ( ) O acento circunflexo de pôr (verbo) não é mais utilizado e a palavra terá a mesma grafia de por (preposição), diferenciando-se pelo contexto de uso. ( ) O acento circunflexo não é mais utilizado na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. ( ) Os verbos terminados em -em, quando conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, permanecem inalterados, isto é, neles o acento permanecerá.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é
mostrar texto associado
O vocábulo “família” (1º§) é acentuado pela mesma regra de acentuação de ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
mostrar texto associado

Considere os elementos sublinhados em cada uma das proposições seguintes.

I. "Fotossíntese pode estar falhando".

II. "Em meio às mudanças climáticas".

III. "a água captada".

IV. "o maquinário fotossintético".


Podemos afirmar que foram acentuadas em função da mesma norma gramatical os vocábulos:

Questão Anulada
Leia o excerto abaixo, observando os pares de verbos em destaque. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde à concordância verbal padrão desses verbos no contexto sintático em que se encontram.

"A busca por uma matriz energética mais limpa e eficiente TEM/TÊM sido uma prioridade para o Brasil, e o gás natural se apresenta como um aliado estratégico nesse caminho. [...]
O gás natural possui características que o TORNA/TORNAM fundamental para a transição energética: menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com outras fontes fósseis, disponibilidade em abundância e capacidade de complementar fontes renováveis, como a energia solar e eólica, que ainda SOFRE/SOFREM com intermitência. [...]"

Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/2024/11/o-papel-estrategico-do-gas-natural-na-transicao-energetica-do-brasil.html. Acesso em: 20 nov.2024. Adaptado.