Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Segurança e Saúde no Trabalho

Assunto:

Acidente de Trabalho (CAT)

Questões por página:
Em uma indústria metalúrgica, ocorreu um grave acidente em que um trabalhador teve sua mão direita amputada por uma prensa hidráulica. A investigação do acidente revelou várias falhas no sistema de segurança da empresa. Verificou-se que a máquina permitia o ingresso de segmentos corporais na área de risco, devido à ausência de uma cortina de luz e de comando bimanual. Além disso, o dispositivo de acionamento da máquina estava instalado em um local que permitia o acionamento involuntário, e não havia um dispositivo de parada de emergência. Adicionalmente, a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da empresa não identificava o alto nível de risco associado à operação da prensa e exigia alta produção com jornadas excessivas. O trabalhador acidentado tinha pouca experiência na função e não havia recebido capacitação adequada. Além disso, a empresa havia adquirido a prensa hidráulica sem sistemas de proteção adequados e gerenciava de forma inadequada a produção durante períodos de alta demanda, resultando em jornadas excessivas e alta rotatividade de empregados. Por fim, não havia um programa de capacitação continuada para os funcionários. No contexto do acidente descrito, um dos eventos adversos identificados na análise do acidente foi a aquisição de uma prensa hidráulica sem sistemas de proteção adequados.

A ocorrência desse evento adverso (a aquisição dessa prensa hidráulica, sem sistemas de proteção adequados) está relacionada com o fator
Considerando-se apenas o simples conceito de que o acidente de trabalho sofrido por um trabalhador é aquele que ocorre, de forma indesejada, pelo exercício do trabalho a serviço de uma empresa, pode-se afirmar que, além da morte do funcionário, ele está sujeito a lesões e perda de algum membro ou sentido, que lhe causará incapacidade parcial ou total, temporária ou definitiva. Muitos são os fatores causadores dos acidentes de trabalho a que o trabalhador está exposto durante sua jornada de trabalho: falta de capacitação na operação de máquinas e equipamentos, pressa na execução das tarefas, distração, iluminação inadequada, ferramentas defeituosas e tantos outros. Considere que ocorreu um acidente no depósito de uma indústria e que, no momento do acidente, o funcionário estava sob a carga suspensa por uma ponte rolante, e parte da carga despencou sobre ele.

O trabalhador sabia do risco que corria, estando, portanto, diante de um(a)
Durante os trabalhos de reparo em uma torre de arrefecimento de água, componente do sistema de ar-condicionado de uma grande agência bancária, ocorreu a queda de dois operários da empresa terceirizada responsável pela operação e manutenção desse sistema. Um deles nada sofreu, porém o outro sofreu um corte na mão direita e precisou de atendimento médico. Após o acidente, foi realizada uma investigação que concluiu que a queda dos operários ocorreu por causa do desabamento do andaime utilizado, que foi construído, de forma improvisada, com restos de madeira e pregos oriundos de embalagens diversas, estocados no depósito de bens inservíveis, que aguardavam remoção para descarte, reaproveitamento ou reciclagem. O acidente ocorreu cerca de duas horas antes da abertura da agência para o público, e os trabalhos eram realizados apressadamente para que a climatização da agência começasse a operar normalmente um pouco antes de sua abertura. A investigação é um procedimento de segurança que visa à prevenção de novos acidentes.

A equipe que realizou a investigação desse acidente utilizou o método da árvore de
Acidentes envolvendo máquinas e equipamentos podem ser ocasionados por falhas da própria máquina ou equipamento, do processo, do operador ou ainda de uma conjunção desses três fatores. Considere que um acidente ocorreu na oficina de manutenção mecânica de uma indústria fabricante de frascos de plástico, envolvendo um funcionário que operava uma prensa hidráulica para a conformação de uma chapa de aço inoxidável. Esse funcionário sofreu um leve esmagamento de três dedos de sua mão direita. Foram realizadas a investigação e a análise do acidente com preservação do local e foram adotadas novas medidas, conforme descritas a seguir:

1) acompanhamento das medidas preventivas adotadas e análise dos resultados obtidos; 2) registro das observações sobre o local do acidente e sobre a prensa; 3) depoimentos do funcionário e das testemunhas; 4) emissão do relatório do acidente; 5) implementação de medidas preventivas recomendadas.

Qual é a sequência correta (em ordem cronológica) para a execução dessas cinco ações?
Um engenheiro foi designado para coordenar o setor de segurança do trabalho da empresa onde atua e passou a ser responsável por numerosa equipe. Como ato inaugural da sua gestão, coordenou reunião de todos os integrantes da empresa sob sua administração para definir os limites da atuação, sem causar perigo decorrente da natureza do serviço desenvolvido.

Nos termos da Lei n° 6.514/1977, incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de