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Considerando que o acionamento do motor seja realizado pressionando-se o botão pulsador SH1, é correto afirmar que, com o motor em movimento, somente um dos contactores, K2 ou K3, fica fechado, sendo que, na sequência de acionamentos, o primeiro contactor a ser ligado considerando os dois é o K2 e, por último, K3.
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Em condições normais, o motor poderá ser desligado pressionando-se o botão de impulso SH0. No esquema de ligações, não é possível reverter o sentido de rotação do motor.
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Para implementação correta do esquema de ligação de um dispositivo estrela-triângulo, o motor não pode ter apenas três terminais acessíveis.
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O símbolo indicado por KT1 representa um relé de sobrecarga. Esse dispositivo é ajustado de modo a evitar que o motor venha a ser submetido a correntes superiores a uma corrente máxima para a qual o motor possa funcionar, mesmo com carga acima da nominal para um intervalo de tempo limitado.

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A velocidade de um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser controlada variando-se a tensão da armadura e(ou) variando-se o fluxo no entreferro. Esse último procedimento é realizado por meio de ajustes no circuito de excitação do motor.