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Uma forma de reduzir a corrente de partida de um motor de indução é utilizar uma chave de partida estrela-triângulo. Quando os enrolamentos do motor são conectados em estrela, a tensão aplicada sobre cada fase é menor do que na ligação em triângulo, reduzindo-se assim a corrente de partida.


O diagrama da Figura acima é de um circuito de acionamento. As contatoras de força K1, K2 e K3 nunca são energizadas simultaneamente entre si. Já os relés auxiliares KA1 a KA7 e o contato KA0 formam o circuito auxiliar que propicia a energização das contatoras de força. O contato KA0 pertence a um dispositivo eletrônico que, quando acionado, dá início à comutação periódica do contato 0 com os contatos 1 e 2, iniciando pelo contato 1. Como consequência, os relés auxiliares KA1 e KA2 são acionados de forma complementar, com início de acionamento em KA1. O tempo entre cada comutação do contato KA0 é muito maior que o tempo de comutação (fechamento e abertura) dos contatos do circuito, que pode ser considerado desprezível.

O resultado do funcionamento circuito auxiliar é um ciclo periódico de energização das contatoras de força, que se repete após o fim da sequência
Em relação aos tipos de acionamentos soft-starter, considere as seguintes afirmativas:
I. Em elevatórias de água, bruta ou tratada, as partidas com soft-starter podem ter as rampas de aceleração e desaceleração ajustadas para não existir golpe de aríete nas tubulações, sendo justificadas para aumentar a vida útil dos conjuntos mecânicos e minimizar o rompimento de adutoras, seus custos de manutenção e perda de produção.

II. Durante as rampas de aceleração ou desaceleração de partidas com soft-starter, normalmente os capacitores de correção de fator de potência são desligados para evitar danos nos componentes eletrônicos.

III. Manobras com bancos de capacitores para correção do fator de potência devem ser feitas com contatores equipados com resistências de amortecimento.

IV. Partidas em motores de bombas de recalque, com ventilação forçada ou dependentes de escorva não precisam prever intertravamentos com esses sistemas.
É correto o que consta APENAS em
Quanto aos materiais e componentes de quadros de comando para motores de indução, considere as seguintes afirmativas:
I. Inversores de frequência são dispositivos utilizados para a partida de motores de indução.
II. Capacitores de potência são indicados para a compensação da carga reativa de circuitos com característica indutiva.
III. Quanto maior a potência nominal de um circuito, maior o seu fator de potência.
IV. A potência de curto circuito disponível em um ponto do circuito de alimentação é função exclusivamente da carga a ser alimentada, independentemente da fonte de alimentação.
É correto o que consta APENAS em
Questão Anulada

O projetista industrial deve estar atento aos motores a serem especificados, pois uma especificação incorreta pode trazer prejuízos consideráveis: desde um simples aumento do investimento até danos pessoais de grande monta. Sobre os motores, considere:

I. Os motores são identificados com as letras IP seguidas de dois algarismos que variam de 0 a 6. O primeiro algarismo diz respeito à proteção quanto à penetração de corpos sólidos (0 significa sem proteção e 6 proteção contra penetração de poeira) e o segundo algarismo diz respeito à proteção contra a penetração de água (0 significa sem proteção e 6 imersão temporária). Por exemplo, um motor identificado com o código IP-24 tem proteção contra a entrada de corpos estranhos com dimensão acima 12 mm e respingos d’água em todas as direções.

II. Os motores são projetados para trabalharem regularmente com carga constante por tempo indeterminado, desenvolvendo sua potência nominal, o que é denominado de regime contínuo (S1). Além desse regime, os motores podem ser fabricados para trabalhar em regime de curta duração (S2), quando em determinadas situações trabalham com sobrecarga por um curto espaço de tempo, e também no chamado regime intermitente (S3), caso em que são ligados a intervalos de tempo regulares.

III. Os motores monofásicos de 220 V são fabricados para regiões onde o sistema de tensão é 380/220 V, mas podem ser ligados em sistemas 220/127 V, porém não mais entre fase e neutro e sim entre duas fases.

IV. Os motores trifásicos, tipo rotor em gaiola, quando ligados em 380 V, usam como auxiliar de partida a chave estrela-triângulo.

É correto o que consta APENAS em