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A administração pode ser entendida como um conjunto de atividades de coordenação do trabalho dos membros de uma organização a fim de realizar objetivos de maneira eficaz e eficiente. Um dos princípios norteadores da prática administrativa é a busca por especializar funções e separar poderes, de forma a obter o máximo proveito do indivíduo e da coletividade em uma organização. Tal princípio da administração é denominado:
O princípio da administração científica que determina que tudo o que ocorre dentro dos padrões normais não deve ocupar em demasia a atenção dos administradores e, como decorrência, que as decisões que ocorrem com mais frequência devem ser transformadas em decisões rotineiras e, assim, serem delegadas aos subordinados, deixando os problemas extraordinários e importantes para os superiores, refere-se ao princípio:
Na administração científica preconizada por Frederick Taylor, a distribuição das atribuições e responsabilidades com o objetivo de disciplinar as atividades no trabalho está diretamente correlacionada a um princípio. Esse princípio é conhecido como:
Na evolução do pensamento administrativo, a contribuição de Fayol (1950) para a Ciência da Administração foi muito importante, pelo desenvolvimento de novos conceito e práticas. Assim, para Fayol, o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência refere-se ao conceito de:
Gareth Morgan, em sua obra Imagens da Organização, preocupa-se em caracterizar as principais metáforas que podem ser utilizadas para entender os processos organizacionais, enfatizando que é necessário lançar mão de várias delas, e não de uma única para melhorar nossa habilidade compreensiva de “ler e interpretar” os diferentes aspectos que coexistem e se complementam dentro da realidade organizacional, por mais paradoxal que essa possa parecer.
Nesse sentido, se tomarmos a abordagem clássica da Administração, nas proposições da Administração Científica, de Frederick Taylor, por exemplo, poderíamos supor que tais abordagens estariam relacionadas à metáfora de organizações percebidas e interpretadas como: