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Lilian trabalha em ambiente hospitalar e acredita na importância de preservar suas relações interpessoais para construir um ambiente de trabalho agradável e respeitoso. Alguns comportamentos corriqueiros podem auxiliar no vínculo e qualidade das relações no cotidiano. Um exemplo de comunicação não verbal útil que pode impactar positivamente nas relações interpessoais é:
Luiza é uma jovem de 18 anos que frequenta o serviço hospitalar no qual você trabalha. De acordo com as formas de tratamento mais indicadas em um ambiente de trabalho, considerando a falta de conhecimento acerca da situação marital de Luiza, a forma mais indicada de chamá-la é:
O trabalho em equipe requer que todos exercitem suas habilidades de comunicação, evitando ruídos que possam causar conflitos nas relações. Para isso, é importante comunicar-se de forma assertiva, tendo em vista algumas habilidades de comportamento comunicacional que facilitem a compreensão da mensagem pelo outro e tornem o processo mais claro, objetivo e honesto. Uma maneira de certificar-se de que a mensagem foi entendida conforme esperado é:
O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgãocolegiadoqueatuanaformulaçãodeestratégiasenocontrole da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo, é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e:
Ferreira (1999) afirma que supervisão é ação ou efeito de supervisionar (dirigir, orientar ou inspecionar em plano superior), sendo uma função do supervisor. Já Brasil (1981, apud CUNHA 1991, p.118) garante que a supervisão é um processo “educativo e contínuo, que consiste fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade dos serviços prestados”. Transportando essas definições para a trabalho em enfermagem, analise os itens abaixo sobre o processo de Supervisão em Enfermagem:
I. A supervisão de enfermagem possui uma visão ampla e gerenciadora do serviço, ou seja, é considerada um processo de grande atividade, diligente, eficiente, eficaz, contínuo, de valor educativo, assim como de caráter motivador, orientador e auxiliador de recursos humanos, materiais, organizacionais e do processo de trabalho de enfermagem como um todo. II. A supervisão é função inerente ao profissional enfermeiro, que tem que exercê-la de forma particular. Mesmo que a enfermagem não possua sua função gerencial e consequentemente supervisora legalizada, o enfermeiro a realiza como forma de exercer direitos e deveres inerentes às suas funções, no cumprimento do seu dever profissional. III. Apesar da deficiência na utilização ou da não utilização da supervisão de enfermagem, encontra-se nela um ponto de destaque para a detecção precoce e resolução de problemas que possam prejudicar o desenvolvimento das ações de enfermagem, pois ela traz um aspecto administrativo que pode ser utilizado como força motivadora de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais de uma organização. IV. A supervisão contribui ainda para ensinar, orientar, observar pontos positivos e negativos do serviço, tendo conhecimento de sua equipe de trabalho, sabendo, portanto, organizá-la e distribuí-la de acordo com as necessidades da clientela e do que cada membro da equipe está mais capacitado a desenvolver, adequando de forma precisa à qualidade da assistência de enfermagem.