Questões de Concurso
Filtrar
87 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 18
Questões por página:
Uma estudante, de vinte e um anos de idade, procurou atendimento médico por apresentar quadro de edema de face, mãos e(ou) pés não pruriginosos ou dolorosos, sem outros sintomas. A paciente informou que, que desde os seis anos de idade, o referido quadro clínico se manifestava, mas os sintomas regrediam espontaneamente após o uso, por dois ou três dias, de anti-histamínico ou corticoide. Ela relatou, ainda, que, desde a infância, sofre com múltiplas crises semelhantes e que vem se consultando frequentemente com médicos. Por fim, informou que o seu pai apresenta edema ocasional em genitais, pés e face, os quais regridem espontaneamente.
Nesse caso clínico,
A principal medicação para terapia dessa emergência é a adrenalina. Os anti-histamínicos (para receptores H1 e H2), os broncodilatadores (beta-2 agonistas) e os glicocorticoides são agentes auxiliares no seu tratamento.
Paciente procura emergência devido a quadro que se iniciou cerca de 30 minutos após ter comido camarão, com rash urticariforme difuso pruriginoso, prurido em orofaringe e leve dispneia. Apresenta rinite alérgica e não refere outras comorbidades conhecidas. Na admissão está ansioso, com edema periorbitário bilateral e leve taquipneia. PA 100 X 60 mmHg, FC 116 bpm, SatO2 93% em ar ambiente. Ausculta respiratória limpa; rash cutâneo exuberante difuso; sem outras alterações.
A melhor conduta nesse caso é:
Diversos mecanismos imunológicos podem desencadear reações agudas, clinicamente similares à anafilaxia clássica, mediada por imunoglobulina E (IgE). Entre esses mecanismos estão incluídos complexos antígeno-IgG (imunoglobulina G), ativação do sistema do complemento, ativação do sistema de coagulação, citotoxicidade e ativação direta de mastócitos e basófilos.
Com base nessa condição clínica e levando em conta que o médico assistente tenha considerado a anafilaxia como principal hipótese diagnóstica, julgue o item que se segue.
A maioria dos episódios com manifestações clínicas semelhantes ao descrito é desencadeada por mecanismos imunológicos que envolvem a liberação de imunoglobulinas tipo E (IgE).