Filtrar


Questões por página:
A erradicação do analfabetismo é um dos grandes desafios da educação brasileira. Por isso, tornou-se uma das diretrizes do:

A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, que sem impor regras rígidas, permite atingir o objetivo maior: que as crianças se tornem crianças leitoras. O professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. Sendo assim, as atividades devem ser trabalhadas obedecendo aos seguintes aspectos:


I- Destacar a necessidade de cada educando;

II- Criar textos inspirados em crônicas, poemas, cartas e histórias em quadrinhos;

III- O professor deve estar atento às atividades propostas nas diversas áreas;

IV- Criar músicas (letra e melodia) inspirando-se em diversos assuntos;

V- O professor precisa ter conhecimento e habilidades necessárias para perceber o desenvolvimento de cada educando.


Dos itens acima:


O letramento permite aos sujeitos adquirirem um novo estado ou condição resultante das mudanças nos aspectos linguísticos, cognitivos, sociais e políticos. Assim, os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor deverão:
A palavra letramento apresenta flutuação de significado devido à complexidade do conceito que obriga estudos variados. Seria a competência linguística que os indivíduos precisam desenvolver na prática social. Para que isso ocorra, faz-se necessário o domínio da:
(__) Oralidade; (__) Emoção; (__) Leitura; (__) Palavra; (__) Escrita.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo.
Pesquisa sobre a Psicogêneses da língua escrita, constataram que as crianças ou os adultos analfabetos passavam por diferentes fases que vão da escrita pré-silábica, silábica e silábica alfabética. I. Pré-silábico: A criança pensa e só pode ler em desenhos, gravuras ou fotos, ou seja, ela valoriza as imagens gráficas. Usa o desenho para representar a escrita. A criança não entende que a escrita representa a fala, mais percebe que as palavras diferentes devem ser escritas de maneiras diferentes. II. Silábico: A criança tenta dar valor sonoro para a silaba, as letras não tem valor sonoro estável. Ela faz um vínculo entre a pronúncia e a escrita, associa a sílaba com uma letra. A criança considera que a escrita representa as partes sonoras da fala. Cada grafia traçada corresponde a uma sílaba pronunciada, podendo ser usadas letras ou outro tipo de grafia. III. Alfabética: As crianças fazem associações corretas entre a letra e o som (valor sonoro convencional). À medida que a criança entra em conflito, elas vão avançando dentro das suas hipóteses. Ao chegar nesta fase, a criança compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba. Realiza, sistematicamente, a análise sonora dos fonemas das palavras que necessita escrever. Análise o conceito das fases da escrita acima, marque a(s) corretas: