Filtrar


Questões por página:
Atualmente, o desmatamento na Amazônia está associado à ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja), denominadas frentes ou fronteiras agrícolas. São consequências do desmatamento na Amazônia, EXCETO:

Essa região brasileira foi alvo de significativas ações regionais, desde a década de 1940, com Getúlio Vargas e, no início da década de 60, com Juscelino Kubitschek e as ações do seu Plano de Metas, entre as quais a implantação das rodovias. A partir de 1966, a região passa a ser alvo de ações efetivas de planejamento regional, inseridas num projeto geopolítico de modernização acelerada da sociedade e do território nacionais. Foram abertas novas rodovias, implantados sistemas de comunicação, utilizados incentivos fiscais e créditos com juros subsidiados para estimular a produção, indução de fluxos migratórios, inclusive com projetos de colonização. Além disso, foi criado um polo industrial de grandes

proporções.

(http://goo.gl/m3a8d6. Adaptado)


O texto descreve ações implantadas

Sobre a formação da vegetação da floresta amazônica é correto afirmar:
A área total de floresta perdida [no mundo] em 2013 foi de 180 mil km2, o equivalente a dois Portugais. [...] O território devastado na Rússia corresponde a uma área maior que a da Suíça. No Canadá, foram 24,5 mil km2 . No Alasca (EUA),17,4 mil km2 . O Brasil aparece em terceiro lugar no ranking, com a média anual de 21,6 mil km2 . A cifra não bate com o dado oficial do desmatamento na Amazônia Legal (5.012 km2 de corte raso em 2013-14), porque inclui todos os biomas, não só a floresta amazônica, e usa critérios diversos do que se considera devastação. (LEITE, Marcelo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2015/09/1678431-dois-portugais-de- floresta-perdida.shtml>. Acessado em 29 set.2015)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.
Hoje em dia, o crescimento de alguns polos de plantio de soja na região de Santarém e de Marabá e Redenção, no Pará, reflete a implementação de políticas estaduais de incentivo a plantios comerciais fora das áreas de expansão dessa cultura nos cerrados de Mato Grosso, Tocantins e de Balsas, no sul do Maranhão e do Piauí.
Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/ mapas-regionais/15976-fronteira-agricola-amazonia-legal.html?=&t=oque-e>. Acesso em: 27 dez.2020, com adaptações.
As políticas de incentivo ao cultivo da soja no estado do Pará desencadeiam mudanças estruturais que exercem fortes pressões na fronteira agrícola amazônica. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas alterações estruturais.