Filtrar


Questões por página:
No início de junho de 2014, o rei Juan Carlos, da Espanha, foi um personagem presente nos meios de comunicação internacionais. Esse destaque deveu-se
A III Cúpula de Chefes de Estado e do Governo de América do Sul – Países Árabes (ASPA) começou nesta terça-­feira, em Lima, com chamadas para fortalecer os vínculos entre as duas regiões. Todos os países da Unasul e da Liga Árabe, com exceção de dois que não foram convidados por estarem suspensos de seus respectivos blocos, estiveram representados na cúpula de Lima.

(noticias.uol.com.br,02.10.2012. Adaptado)

Esses dois países suspensos são
I. O candidato nacionalista Ollanta Humala venceu a conservadora Keiko Fujimori e foi eleito o novo presidente desse país, de acordo com resultados oficiais divulgados já na madrugada de segunda-feira.
Com mais de 85% das urnas apuradas, Humala conquistou cerca de 51,5% dos votos, enquanto Keiko somou aproximadamente 48,5%.
A vantagem sobre sua rival foi bem mais estreita do que previsto segundo uma contagem rápida dos votos feita por amostragem (3%) e ainda menor do que indicavam as pesquisas de boca de urna, que estimaram a diferença em 5%.
(www.estadao.com.br,06.06.2011. Adaptado)

II. Os trabalhadores iniciaram nesta quarta-feira uma greve geral de 48 horas contra o governo do presidente Sebastián Piñera, em uma paralisação que deve atingir 80 setores. A greve nacional visa pressionar por reformas profundas no país e é a primeira desde que Piñera tomou posse, em março do ano passado.
A paralisação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e conta com o apoio declarado dos principais partidos da oposição, reunidos na frente chamada “Concertación", e dos estudantes, que há mais de três meses realizam protestos contra o governo.
(www.bbc.co.uk/portuguese,24.08.2011. Adaptado)
As notícias referem-se, respectivamente,
Das opções abaixo, qual não exprime um acontecimento importante que aconteceu neste mês de setembro no mundo:
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. Sobre a franco-colombiana Ingrid Betancourt pode-se afirmar que:

I. Foi sequestrada em 2002 durante sua campanha à presidência da Colômbia.

II. Foi uma das mais importantes reféns das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

III. Permaneceu em cativeiro por quase 4 anos.

IV. Lançou uma autobiografia onde narra o cotidiano no cativeiro, e a intervenção política dos presidentes da Venezuela Hugo Chavez, e da França, Nicolas Sarkozy, que foram determinantes para sua libertação.

A alternativa que apresenta os itens corretos é: