Filtrar


Questões por página:

A tabela a seguir mostra as taxas anuais de depreciação admitidas pela Receita Federal para efeitos de ajustes da base de cálculo do imposto sobre a renda e da contribuição social sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas.



Com base na referida tabela, calcule, em reais, pelo método de depreciação linear, a depreciação a ser contabilizada, no final do primeiro ano, de um veículo adquirido, em 1° de outubro de um ano, para a entrega de produtos e serviços aos clientes, no valor de R$ 60.000,00, sem valor residual ao final do período.

Com relação ao tratamento contábil de ativos, passivos e tributos, julgue o item a seguir.


A exaustão consiste na redução do valor de determinado recurso natural esgotável, quando provocada pela exploração econômica.

Relativamente a avaliação, registro e mensuração de bens do ativo imobilizado, julgue o item a seguir.


Havendo divergência entre as definições técnicas de vida útil, a expectativa de tempo de uso do proprietário e a tabela de vida útil definida pelos agentes tributários, a depreciação de um item do imobilizado deve, para fins societários, ser calculada a partir dos dados disponibilizados pelo agente tributário.

Com base no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) — Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, julgue o item subsecutivo.


O custo amortizado é uma base de mensuração contábil aplicável a ativos e passivos financeiros cujo valor deve refletir estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada por ocasião do reconhecimento inicial dos referidos instrumentos financeiros.

Julgue o item seguinte, referentes aos fatos contábeis e às variações patrimoniais deles decorrentes.

A depreciação contábil impacta negativamente o resultado da empresa e tem como contrapartida o reconhecimento de um passivo no balanço patrimonial.