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Concurso:
PC-SP
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Para enfeitar uma parede de seu novo escritório de advocacia, Maria foi comprando quadros com diferentes cenários: uma praia catarinense, as luzes da Avenida Paulista, flores tropicais, crianças brincando num parque e uma cachoeira na montanha. Na hora de pendurar os quadros, porém, ficou em dúvida sobre a ordem em que os colocaria. De quantas maneiras diferentes os quadros podem ser pendurados sequencialmente na parede?
Concurso:
PC-SP
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Um jovem casal está planejando a construção de sua casa. Para isso, o casal precisa decidir se a casa terá 2 ou 3 dormitórios; se pedirão um empréstimo habitacional à Caixa Econômica, ao Banco do Brasil ou a um banco privado específico e, por fim, se construirão a casa no terreno que compraram a prazo ou se venderão esse terreno e comprarão outro.
Quantas possibilidades de escolha o casal tem no total?
Quantas possibilidades de escolha o casal tem no total?
Um quebra-cabeças é formado por 1024 peças. Duas ou mais peças que já estão conectadas formam um bloco. Ao juntarmos duas peças individuais, fazemos um movimento e passamos a ter um bloco de duas peças. A ação de juntar bloco com bloco, ou bloco com peça individual, também conta como um movimento. O menor número de movimentos necessários para montar esse quebra-cabeças é
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Durante o intervalo, alguns alunos jogam um torneio de pingue-pongue no qual quem perde uma partida é eliminado. Cada partida é disputada por dois alunos e há somente uma mesa de pingue-pongue na escola. Para que esse torneio termine exatamente na hora em que o intervalo termina, cada partida deve ter, exatamente, 3 minutos. Além disso, as regras do torneio são estabelecidas de modo a não ocorrer empate nas partidas.
Se o intervalo dura 30 minutos, quantos alunos disputam o torneio?
Se o intervalo dura 30 minutos, quantos alunos disputam o torneio?
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Raciocínio Lógico
Uma urna contém 20 bolas numeradas de 1 a 20. Considere todas as amostras de tamanho 2 extraídas sem reposição das bolas e sem ordem exigida.
Em quantas dessas amostras o produto dos números é um múltiplo de 4?
Em quantas dessas amostras o produto dos números é um múltiplo de 4?